NOVO MODELO HABITACIONAL PARA TERCEIRA IDADE!

Publicado em 4 de Abril de 2017 às 17h

A população de terceira idade em nosso país vem crescendo a cada dia. De acordo com último censo do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no Brasil, passando de 19,6 milhões (10% do total), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas em 2050 (29,3%).

EM BUSCA DA ESPIRITUALIDADE PERDIDA!

O aumento do número de idosos implicará mudanças profundas em políticas públicas de saúde, assistência social e previdência, entre outras. 

Um dos aspectos de maior relevância no dia-a-dia de uma pessoa idosa é a acessibilidade, já que viver em um local onde não haja adaptação às suas necessidades pode resultar em acidentes e perda de qualidade de vida. Por isso, alguns governos e organizações brasileiras têm se mostrado preocupados com esta parcela da população e buscado alternativas de vida e bem-estar para eles.

APRENDA A FAZER SUCOS DESINTOXICANTES!

Com um investimento total de R$12 milhões de reais em suas três unidades criadas (João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras, na Paraíba) foram erguidas 40 casas em cada local, com 54 metros quadrados cada. As "Cidades Maduras" oferecem posto de saúde, academia ao ar livre, horta comunitária, pista de caminhada, centro de convivência, sala de aula, de TV e de fisioterapia, copa, banheiros acessíveis e até um redário (local onde se coloca redes). 

As casas são de propriedade do Estado e podem viver lá cidadãos a partir dos 60 anos,  a mais de dois anos na cidade, com renda até cinco salários mínimos, que morem sozinhos ou apenas com seus cônjuges e possuam autonomia para suas atividades diárias. Os beneficiados pagam apenas uma taxa de condomínio e podem viver lá o tempo que quiserem.

 

Em São José do Rio Preto foi criado o Projeto AGERIP (Associação Geronto Geriátrica de São José do Rio Preto) para garantir ao idoso um envelhecer com dignidade, segurança e conforto. São diferentes tipos de construções, podendo se associar e adquirir uma reserva mesmo antes de alcançar a idade mínima necessária para morar no condomínio.

As construções são em três categorias:

- Suítes: com 63,55 m² de área de construção, são compostas por dormitório, banheiro acessível, sala com minicopa e garagem ou varanda. As suítes são adquiridas a preço de custo pelo sistema de comodato — contrato em que algo insubstituível é cedido a alguém temporariamente e depois deve ser restituído.

QUEM SOU EU? DE ONDE VENHO?

- Apartamentos: ocupados pelos associados que moram sozinhos ou com um cônjuge. São compostos de um quarto planejado com um banheiro acessível e mobiliados pelos moradores. Nesta categoria e nas suítes, são oferecidos os serviços de enfermagem e cuidadores.

- Chalés: construídos pelos próprios moradores em terrenos também cedidos por comodato, os lotes são de 400 m² e as casas podem variar entre 60 m² e 160 m².

ENVELHECIMENTO PRECOCE, COMO EVITAR?

O condomínio possui atividades de hidroginástica, dança de salão, pilates, bordado, artesanato, terapia em grupo entre outras. As refeições são realizadas no restaurante do complexo, sob a supervisão de nutricionistas e são realizados almoços especiais, bailes, excursões e outros eventos para o lazer dos associados.

"REPÚBLICA PARA IDOSOS" ALIVIANDO A SOLIDÃO DA TERCEIRA IDADE!

Nos apartamentos podem viver idosos a partir dos 60 anos e nas suítes e chalés a partir dos 50 anos. As unidades são adquiridas através de título patrimonial , passa a contribuir com a mensalidade do título que podem ser transferidos de pais para filhos.

Outro condomínio bastante interessante é a "Vila Diagnidade" que é um programa voltado para idosos independentes de baixa renda e já conta com unidades nas cidades de Ribeirão Preto, Avaré e Mogi das Cruzes. Trata-se de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - CDHU e secretarias e prefeituras de cidades paulistas. 

Os residenciais foram projetados com itens de acessibilidade como barras de apoio, portas e corredores mais largos, rampas de acesso e pisos antiderrapantes e o botão de pânico localizado no banheiro e no quarto que, ao ser acionado, avisa os vizinhos da situação de acidente do morador.

NÃO EXISTE MORTE QUANDO ALGUÉM ESTÁ VIVO EM NOSSO CORAÇÃO!

 O condomínio oferece salão para festas, cursos, reuniões e mais eventos, acesso a internet e monitores que promovem a inclusão digital dos residentes. Os imóveis contam com aquecedor solar e as áreas comuns são adaptadas para conforto e segurança dos moradores.

Podem viver lá idosos a partir dos 60 anos, vivendo há mais de dois anos na cidade, com renda de até dois salários mínimos, que vivam sozinhos e tenham autonomia para as atividades diárias. A indicação dos beneficiados é feita pelo Conselho Municipal de Idosos , recebem assistência social e participam de atividades socioculturais e de lazer.

Este tipo de iniciativa é aplaudida por uns e criticada por outros, mas ninguém melhor do que aqueles que vivem nesses condomínios para avaliarem sua qualidade de vida!

RISCOS DO USO INADEQUADO DE SHAKES!

Ana Porto/Sergio Honorato

Gestores

.https://www.facebook.com/nitportalsocial                        

www.nitportalsocial.com.br

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.

Veja também

  • REDUÇÃO PESO CORPORAL ?
    03/04/2017 às 19:08h
  • Depressão é a maior causa de doenças e invalidez no mundo, alerta OMS
    03/04/2017 às 12:02h
  • Vitaminas e a Saúde Humana
    02/04/2017 às 20:31h
  • Tutorial delineado, duplo com, glitter dourado.
    02/04/2017 às 15:08h
  • Saiba como se livrar da dor de cabeça em 5 minutos e sem precisar de remédios
    01/04/2017 às 12:49h
  • 8 sintomas de danos nos rins que a maioria das pessoas ignora
    31/03/2017 às 08:53h

Outros assuntos

  • Como transformar sua TV de tubo em uma SmartTV
    04/04/2017 às 09:51h
  • Nova lei da terceirização e emprego temporário, 10 perguntas e respostas
    04/04/2017 às 08:36h
  • Tire suas dúvidas sobre as novas regras do cartão de crédito
    04/04/2017 às 08:38h
  • Áries veja seu horóscopo de hoje dia 04/04/2017
    04/04/2017 às 00:54h
Fale conoscoComo colaborarQuem somos
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016