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Dieta Hipogordurosa para reduzir ou prevenir Colesterol alto.

Publicado em 7 de Fevereiro de 2019 às 11h

O que é Colesterol?
O colesterol cumpre funções importantes como a produção de hormônios, a fabricação de vitamina D e o transporte de gorduras do intestino para o fígado, músculos e tecido adiposo. Entretanto, quando em excesso, o colesterol pode causar doenças como a arteriosclerose, que é a deposição de placas de gordura na parede das artérias e que pode levar ao infarto e ao derrame.
Existem o colesterol LDL conhecido popularmente como “colesterol ruim” pois seu acúmulo bloqueia o fluxo sanguíneo e estreita as artérias e o colesterol HDL conhecido como “colesterol bom”, cuja função é de conduzir o colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito.

 

 

Quais são as causas do aumento do colesterol ?

- Alimentação desbalanceada ; 

- Alta ingestão de gordura animal (saturada) e colesterol; 

- Pobre ingestão de fibras solúveis;

- Falta de exercícios físicos.

- Hábito de Fumar (F.R)

- Histórico familiar (F.R)

 

 

O que você pode fazer?

1. Perder peso

2. Reduzir o consumo de alimentos gordurosos (Vide tabela).

3. Atividade física (orientada por um médico).

4. Aumentar o consumo de alimentos ricos fibras solúveis: aveia, alimentos integrais, soja, frutas e legumes (ex. 10g de fibras = 5 porções de frutas/vegetais ao dia ou 6 porções de cereais)

5. Preferir usar alimentos ricos em substância como ômega-3 e ômega-6 (peixes e óleo de peixes, óleo vegetais sem cocção).

 

Evitar

Carnes gordurosas, costela, miúdos, aves com pele, costelinhas suínas, frango e peixe frito, mariscos, camarão e ostras, frios (salame, mortadela, copa, etc)

Ovos em excesso

Gordura animal, gordura hidrogenada, óleos de coco, molhos prontos, manteiga, bacon, banha.

Pães recheados com calabresa, bacon e queijos amarelos, folhados, pão de ovos.

Biscoitos recheados, doces recheados c/ creme e chantilly.

Produtos industrializados(bolos, congelados)

Coco

Sopas cremosas e molhos cremosos (leite)

Queijos amarelos (cheddar, prato, mussarela, etc), Leite integral, Creme de leite, Iogurte integral.

 

 



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