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Como SE livrar dos calorões da menopausa nos Dias quentes

Publicado em 15 de Fevereiro de 2019 às 19h

A médica ginecologista e obstetra Ana Carolina Lúcio Pereira, de São José dos Campos (SP), revela o que as mulheres no período da menopausa podem fazer para minimizar os efeitos das altas temperaturas. “Os picos de calor frequentes incomodam até quando a mulher está até em repouso. Essa queixa é ainda mais frequente nesta época do ano de forte calor e o problema é que essa fase da vida da mulher pode durar de dois a quatro anos na maioria dos casos”, diz a médica.

E não acaba por aí: outros sintomas ainda podem aparecer como insônia, variação de humor, ganho de peso e perda de libido. Por isso, é preciso tentar minimizar os efeitos. "Para tratar os famosos ‘fogachos’, o tratamento deve ser feito através da reposição hormonal com hormônio humano, que é exatamente igual ao que o ovário produzia para repor a deficiência e devolver a qualidade de vida para a mulher - exceto para aquelas que tiveram casos de câncer de mama, já fizeram biopsia ou são portadoras de diabetes, essas devem evitar, mas cada caso precisa ser avaliado individualmente", explica a profissional.

Para qualquer mulher que está atravessando por essa fase, em especial nessa forte onda de calor, vale investir em algumas dicas simples que a médica separou e podem ajudar a sanar o problema nos dias mais quentes.

Dicas:

* Use roupas sobrepostas para poder tirar as roupas quando a onda de calor chega;

* Tome muita água: aumente o consumo em pelo menos, um litro a mais ao dia;

* Ajuste a temperatura em casa e no carro e mantenha o ar fresco e circulando com a ajuda de janelas e portas abertas e ligue o ar-condicionado ou use ventiladores para deixar a casa mais arejada;

* Respire profundamente. Estudos demonstraram que isso pode reduzir a ocorrência de fogachos através de uma técnica chamada respiração rítmica. Respire lenta e profundamente pelo nariz expandindo o diafragma, depois expire lentamente até contraí-lo. Faça isso em seis a oito respirações por minuto, uma vez de manhã e uma vez à noite, por 15 minutos. Quando sentir que a onda de calor está chegando, comece a respirar profundamente para controlá-la.

* Tenha uma alimentação equilibrada e controle o peso consumindo mais vegetais, gorduras saudáveis e proteínas magras. Alguns exemplos são produtos de soja, clara de ovo, frango, peixes, frutos do mar, iogurte desnatado, folhas verde-escuras, frutas tropicais e castanhas

* Não consuma carboidratos simples como açúcar. Alimentos desse tipo aumentam a produção de insulina, hormônio que retém a gordura. Quando o nível de insulina cai, o corpo começa a eliminar gordura. Isso também ajuda os rins a se livrarem do excesso de água e sódio, reduzindo o inchaço causado pela retenção de líquidos.

* Evite a cafeína e o álcool. A cafeína contribui para os fogachos e alterações de humor próprias da menopausa. Substitua o café por água, chás de ervas ou água com gás com suco de limão. Chocolate também contém cafeína, cuidado!

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