Passe Digital

Artigos publicados
Mercado de infoprodutos

DESCUBRA QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O LADO DIREITO E O ESQUERDO DO CÉREBRO

Publicado em 6 de Maio de 2019 às 23h

Em teoria, pessoas comandadas mais fortemente pelo lado esquerdo são boas com números e raciocínio lógico – a galera de Exatas, digamos –, enquanto as que recebem mais comandos do lado direito são as mais criativas – alô, povo de Humanas!

Essa divisão de padrões comportamentais tem a ver com a própria divisão anatômica do cérebro, que é separado em dois hemisférios, sendo que cada um deles é responsável pela execução de determinadas tarefas. As atividades realizadas por esses dois lados são, obviamente, interdependentes, já que estamos falando de dois lados de um mesmo órgão, e não de dois órgãos vizinhos. Quem faz a ligação entre um hemisfério e outro é uma estrutura chamada corpo caloso.

Conheça o navegador que minera bitcoins grátis...

Com relação aos músculos do corpo, vale manter a regra do contra: o hemisfério direito controla os movimentos do nosso lado esquerdo e o hemisfério esquerdo, do lado direito. É o mesmo que dizer que, quando você levanta seu braço esquerdo, é o lado direito do seu cérebro que está enviando os comandos para que você faça isso. Levando a mesma lógica em consideração, fica fácil entender por que uma lesão cerebral no hemisfério direito, por exemplo, compromete o funcionamento de alguma região do lado esquerdo de uma pessoa.

Geralmente, questões envolvendo linguagem, como processar o que ouvimos e falamos; lógica e a realização de cálculos matemáticos exatos são tarefas processadas pelo nosso hemisfério esquerdo, responsável também pela nossa memória.

O hemisfério direito é responsável por nossas habilidades espaciais, pelo reconhecimento fácil e pelo processamento musical. No quesito matemático, só mesmo o básico, principalmente as estimativas e comparações. É esse hemisfério que nos ajuda a compreender imagens e enxergar sentido no que vemos. Com relação à linguagem, é ele também que nos auxilia a interpretar tons de voz e contextos.

Conheça o navegador que minera bitcoins grátis...

Como você pode reparar, quesitos como linguagem e habilidades matemáticas são processados pelos dois hemisférios, mas de maneiras diferentes, então é realmente algo muito complexo estipular se uma pessoa é mais comandada pelo lado direito ou pelo lado esquerdo do cérebro.

Essa divisão de tarefas, que faz com que os dois hemisférios trabalhem em prol das mesmas habilidades, é uma forma de nosso cérebro funcionar com mais eficiência. Como explicou o professor Stephen Wilson, da University College London, “a assimetria do cérebro é essencial para um bom funcionamento do cérebro”.

Ele afirma, ainda, que esse mecanismo permite que os dois lados do cérebro se tornem experts nas funções que realizam, o que melhora o nosso desempenho e evita situações de conflito entre os dois hemisférios. Nesse caso, quando alguém perguntar qual lado do cérebro é mais dominante em você, não tenha medo de dizer: os dois!

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.

Veja também

Outros assuntos

Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão desktop
Passe Digital
um produto da LinkWS
desde 2016