Passe Digital

Artigos publicados
Mercado de infoprodutos

Muitos vão errar! Você sabe a resposta da expressão 8 ÷ 2 x (2 x 2)?

Publicado em 10 de Fevereiro de 2019 às 12h

A mais nova febre das redes sociais são os desafios das questões matemáticas. Existem regras simples, mas maioria das pessoas se esqueceram e acabam errando no resultado final.

Muito mais do que um simples desafio, esse tipo de questão é bem comum em concursos e provas para conseguir vaga em alguns colégios técnicos importantes. Fora isso, no dia-a-dia pode ser útil.

A maioria das pessoas adoram desafios, por mera diversão, por isso um canal no Youtube chamado “Isso é Genial” propôs a resolução da expressão 8 ÷ 2 x ( 2 x 2). As alternativas são:

De acordo com a explicação do Youtuber, em uma questão matemática a primeira coisa que deve ser resolvida são os parênteses. Portanto, ficaria 8 ÷ 2 x (4). Em seguida, deve-se resolver da esquerda para a direita. Assim, ficaria 4x (4) = 16.

Confira a explicação detalhada no vídeo:

A regra matemática para esse tipo de questão é que deve-se resolver sempre em primeiro lugar os parênteses, depois as divisões e multiplicações e em seguida soma e subtração. No caso dessa expressão há somente multiplicação e divisão. Qual vem primeiro?

As duas têm prioridade, mas deve ser respeitada a regra da resolução feita da esquerda para a direita, portanto a divisão seria resolvida primeiro e depois a multiplicação.

Resumo: Resolva primeiro os parenteses ou colchetes, se tiver. Segundo, resolva primeiro multiplicação e divisão para depois resolver soma e subtração. Terceiro, considere a questão sempre da esquerda para a direita. Essas regras valem para qualquer problema de matemática simples.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.

Veja também

Outros assuntos

Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão desktop
Passe Digital
um produto da LinkWS
desde 2016