Passe Digital

Artigos publicados
Mercado de infoprodutos

Você sabe que inventou a bússola e como ela funciona?

Publicado em 25 de Dezembro de 2018 às 05h

  A rosa dos ventos ou rosa dos rumos é considerada de extrema importãncia para a orientação espacil estando presente em um instrumento largamente utilizado na determinação de rumos e direções, a bússola.

  Inventanda provavelmente no século X, alguns pesquisadores atribuem a invenção da bússola aos chineses, que foram os primeiros a descobrir o magnetismo terrestre. Outros, porém, defendem que o intrumento foi inventado pelos árabes, responsaveis pelo desenvolvimento de um vasto conhecimento matemático e cartográfico.

  Independentemente do lugar do planeta em que você esteja, a bússola sempre apontará para o norte. você sabe por que isso ocorre?

  Segundo estudos mais recentes, acredita-se que o centro da terra é constituido predominantemente por ferro fundido, a alta temperaturas. Contudo, no centro do planeta (núcleo interno), a pressão é tão grande que o ferro aquecido se solidifica. A convercção que ocorre no núcleo externo líquido, associada ao movimento de rotação da terra, origina as forças magnéticas em torno do eixo de rotação. Essas forças determinam o polo norte magnético da terra.

  A distância entre o polo norte magnético (mapa) da terra, localizado no canadá, proximo á ilha Ellef Ringnes ( nuvavult), e o Polo Norte geográfico é de 1 400 quilômetros. Entre os dois polos há um desvio chamado de declinação magnética. como o polo norte magnético migra com o passar do tempo, esse desvio sofre variações.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.

Veja também

Outros assuntos

Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão desktop
Passe Digital
um produto da LinkWS
desde 2016