Passe Digital

Artigos publicados
Mercado de infoprodutos

O que é uma barragem de rejeitos de mineração? E a lama, o que é?

Publicado em 20 de Fevereiro de 2019 às 19h

A tragédia que abalou o mundo, em Brumadinhos, aumentou as dúvidas sobre o que é a barragem de rejeitos. Você vai entender agora de onde vem todo aquele vazamento que foi o maior do planeta desde Mariana. A barragem de rejeitos, que contém a lama que devastou Brumadinhos, é a “extração e beneficiamento do minério de ferro”.

A mina funciona explorando esse metal. O objetivo é chegar na hematita, minério formado por 70% ferro e 30% oxigênio. E para chegar a este material, deve-se separa-lo de outros materiais menos valiosos.

O principal desses materiais que são separados é a areia, ou quartzo (SiO2). Para fazer essa separação, o minério de ferro é triturado. A próxima etapa é a de flotação, que consiste em espalhar o material em tanques.

“Neles, o mineral mais leve (quartzo), flutua em uma espuma e o mais pesado (hematita) afunda”, explica Luis Enrique Sanchez, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

“Como o minério é moído, o rejeito é composto por partículas finas. O tamanho delas varia desde areia fina, que é mais grossa, até argila. E a argila, que é muito fina, na presença de água forma a lama”, completa Sanchez.

O descarte no rio é um grande problema ambiental certo? Pois bem, a massa de lama vazada atingiu o rio Paraopeba, descendo vários quilômetros em sua extensão. O detalhe alarmante é que este rio cobre 48 cidades de Minas Gerais. Ou seja, são mais de 1.3 milhões de pessoas sendo diretamente atingidas.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.

Veja também

Outros assuntos

Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão desktop
Passe Digital
um produto da LinkWS
desde 2016