Passe Digital

Artigos publicados
Mercado de infoprodutos

Você sabe o que é o Hamza

Publicado em 3 de Janeiro de 2019 às 00h

Rio Hamza:

O pesquisador Valiya Hamza, juntamente com a equipe de pesquisadores que chefia, da Universidade Federal do Amazonas, descobriu um aquifero, batizado de Hamza(em sua homenagem).


 A descoberta foi feita após a análise de 241 poços de petróleo desativado da Petrobrás, perfurados entre 1970 e 1980, o que evidenciou a existência de uma grande movimentação de água 4.000 metros abaixo da superfície de oeste para leste sob as bacias dos rios Solimões, Amazonas e a ilha de Marajó, desaguando nas profundezas do oceano Atlântico aproximadamente sob Foz do rio Amazonas.


Embora ainda em estudo, já se sabe que a nascente do Hamza fica no estado do Acre e percorrer cerca de 6.000 Km antes de chegar ao oceano Atlântico, é alimentado pela infiltração das águas dos rios da bacia Amazônica e das chuvas, possui vazão de 3.090 m/s( cerca de 40 vezes menor que do Rio Amazonas) e a distância entre uma margem e outra varia de 200 a 400 quilômetro.


Se comparada aos rios de superfície terrestre, a velocidade com que as águas correm é irrisória : varia de 10 a 100 metros por ano, enquanto a velocidade do rio Amazonas, por exemplo, é de aproximadamente 2 m/s. Esse “rio” não corre por  um túnel sob o solo, mas permeia pelas rochas sedimentares

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.

Veja também

Outros assuntos

Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão desktop
Passe Digital
um produto da LinkWS
desde 2016