Passe Digital

Artigos publicados
Mercado de infoprodutos

PUDIM DE LEITE COM FURINHOS

Por: souza

Em:

Publicado em 14 de Março de 2019 às 00h

Uma das sobremesas mais tradicionais, o clássico pudim de leite é mais fácil de preparar do que muitos pensam. Confira a receita!

PARA O CARAMELO
INGREDIENTES
1 xícara (chá) de açúcar
⅓ de xícara (chá) de água fervente
MODO DE PREPARO
1. Você vai precisar de uma fôrma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio – ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.

2. Numa panela média, leve o açúcar ao fogo baixo. Vá mexendo com uma espátula, até o açúcar derreter completamente e formar um caramelo dourado.

3. Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Em seguida, misture com a espátula, até formar uma calda lisa.

4. Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato ou luva térmica, segure e gire a forma para caramelizar também a lateral. Reserve e prepare a mistura do pudim.

PARA O PUDIM
INGREDIENTES
1 lata de leite condensado
4 ovos
2 ½ xícaras (chá) de leite
MODO DE PREPARO
1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador. Bata os ovos sozinhos, apenas para misturar. Junte os outros ingredientes e bata até ficar liso.

3. Coloque a fôrma caramelada dentro de uma assadeira (para assar em banho-maria). Transfira a massa do pudim para a fôrma. Leve a assadeira com a fôrma ao forno, e só então regue com a água fervente, até cobrir metade da fôrma do pudim. Deixe assar por cerca de 1 hora – o tempo pode variar de acordo com o modelo e tipo de forno. O pudim está pronto quando a superfície estiver firme, mas com o interior ainda cremoso – ele termina de firmar enquanto esfria.

4. Retire o pudim do forno e deixe amornar antes de levar para a geladeira. Deixe gelar por pelo menos 3 horas antes de desenformar (se preferir, prepare o pudim no dia anterior) .

5. Para desenformar, passe a base da forma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda. Cubra a forma com um prato com borda alta e vire de uma só vez. Deixe toda a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.

PREFERE SEM FURINHOS?
Para um pudim bem liso o segredo é não incorporar ar na massa, para isso a massa precisa ser batida à mão, peneirada e descansar antes de ser assada. Prepare o caramelo depois que a mistura estiver pronta. Asse em temperatura baixa – 160 ºC por cerca de 1 hora e meia. E para um pudim ainda mais denso, use 2 latas de leite condensado na receita.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.

Veja também

Outros assuntos

Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão desktop
Passe Digital
um produto da LinkWS
desde 2016