Passe Digital

Artigos publicados
Mercado de infoprodutos

Smartphones são os novos vilões para o sono das crianças

Publicado em 27 de Novembro de 2018 às 09h

Se, antigamente, o medo do escuro era motivo de ansiedade para as crianças na hora de dormir, o vilão do sono mudou de forma e se transformou em um aparato tecnológico de ponta – para o desespero dos pais. Os smartphones, que entram na vida das crianças cada vez mais cedo, têm provocado várias alterações no sono e trazem malefícios à saúde.

Uma pesquisa realizada pelo King’s College, em Londres, revelou como esse hábito provoca problemas no comportamento e na parte fisiológica dos pequenos. Para isso, avaliou mais de 125 mil crianças e adolescente na faixa entre 6 e 19 anos de idade. A primeira disfunção detectada já era de se esperar: uma queda considerável na qualidade do sono. Entretanto, questões como a obesidade infantil e até mesmo a depressão foram identificadas nessa amostra, o que evidenciou a proporção desse problema para os pais, para a saúde pública e mesmo para as empresas de tecnologia.

Os hormônios relacionados ao sono, à saciedade, ao crescimento e à estabilidade emocional são alterados com o uso do aparelho, o que pode levar às disfunções mencionadas. Além disso, a luz insistente da tela confunde o corpo – que deveria produzir melatonina à noite, no escuro – e faz com que a criança acorde mais vezes durante o período, tenha dificuldades para pegar no sono a apresente problemas de memória e aprendizagem devido à falta de repouso adequado.

A repercussão de pesquisas como a do King’s College chegou a tal nível que um grupo de investidores redigiu uma carta aberta à Apple pedindo que a empresa elaborasse dispositivos para limitar o uso dos smartphones a crianças e jovens. Enquanto isso não acontece, os pais podem tomar algumas medidas, como tirar o celular dos pequenos cerca de 1 hora antes de dormir. E não vale deixar o aparelho no quarto, pois a expectativa de ver novas mensagens também pode tirar aquele sossego tão importante para embalar uma noite de sono restauradora.

Sobre a Ana Giovanna: Idealizada por Ana Paula Dantas, a loja virtual Ana Giovanna trabalha com peças e coleções exclusivamente artesanais, que visam fortalecer o vínculo entre mães e filhas. Pautadas em um universo de magia e delicadeza, as produções podem ser combinadas entre as duas na linha Tal Mãe Tal Filha - um presente e tanto para ocasiões.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.

Veja também

Outros assuntos

Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão desktop
Passe Digital
um produto da LinkWS
desde 2016