Passe Digital

Artigos publicados
Mercado de infoprodutos

Saiba como congelar, armazenar e descongelar o leite materno

Publicado em 20 de Fevereiro de 2019 às 09h

Descongelar leite materno passo a passo
 

Para descongelar leite materno de forma segura é muito simples. Veja:

 

1. Retire do congelador
Retire do congelador apenas a porção de leite que vai ser usada no momento. Por isso é preciso ter vários recipientes para dividir a quantidade correta.

 

2. Aqueça água
 

No micro-ondas ou no fogão, aqueça um pouco de água suficiente para chegar à metade do frasco de armazenamento do leite. Não precisa ferver. Deixe chegar na mesma temperatura que usa para o banho do bebê.

 

3. Coloque o recipiente com o leite na água
 

Depois que a água estiver quente, desligue o fogo ou tire do micro-ondas. Coloque o frasco com o leite, ainda fechado, de pé dentro da água quente e espere descongelar. Se for preciso, aqueça a água de novo, sem o frasco de leite dentro.

 

Veja a maneira correta de aquecer o leite materno para o bebê:

Como aquecer o leite materno
 

A forma de aquecimento do leite materno é fazendo o processo de descongelamento. Na última etapa que você viu acima, ele vai descongelar e voltar para a temperatura ambiente. O leite materno não deve ser fervido, nem aquecido em banho-maria, muito menos diretamente na panela ou no micro-ondas.

 

Então, vá aquecendo a água e depois colocando o frasco de leite dentro até atingir a temperatura ambiente. Ele não precisa ficar quente, pois o bebê não toma leite quente direto do peito.
Veja alguns cuidados necessários com o leite materno:

Dicas e cuidados a ter
 

Tenha muita atenção ao processo de congelamento e como descongelar leite materno, pois qualquer descuido pode estragá-lo e colocar a saúde do bebê em risco. Veja esses cuidados essenciais:

 

  • Ao retirar o leite, armazene-o nos recipientes adequados, que já vêm com as bombinhas ou ordenhadeiras. Se não tiver, pode colocar em mamadeira esterilizada e que tenha vedação ou em um recipiente de vidro esterilizado com tampa de plástico bem fechada;
  • Se não for congelar, o leite pode ficar na geladeira por até 12 horas. Em temperatura ambiente, ele só pode ficar até 2 horas ou há o risco de desenvolver micróbios. Na geladeira, armazene o leite bem fechado na prateleira de cima e longe de alimentos crus;
  • No congelador, o leite pode ficar por até 15 dias e a 10ºC negativos, de acordo com as instruções da Rede de Bancos de Leite Humano. Mais do que isso, há risco de perder propriedades e deteriorar. Quando armazenar, coloque uma etiqueta com a data;
  • Nunca recongele o leite já descongelado. Quando descongelar, ofereça ao bebê dentro de 2 horas. Passado esse tempo, deverá descartar o leite, mesmo que esteja na geladeira.
  • Se você tem mais leite do que seu bebê consome, faça a doação em um dos pontos de coleta dos Bancos de Leite Humano. Há inúmeros postos espalhados pelo Brasil, basta escolher o mais próximo.

 

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.

Veja também

Outros assuntos

Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão desktop
Passe Digital
um produto da LinkWS
desde 2016