Passe Digital

Artigos publicados
Mercado de infoprodutos

Você sabe o que um Geólogo faz?

Publicado em 25 de Dezembro de 2018 às 05h

  O Geólo é um profissional que estuda a terra, sua constituição física e sua história. Por meio de pesquisa, e entendendo as transformações e efeitos pelos quais o planeta passa, o Geólogo tem, na terra, um imenso laboratório. Seu trabalho pode ser direcionado á obtenção de riquezas mineiras, á avaliação do meio ambiente, á prevenção de inundações, terremotos e erosão, pode ter como objetivo a prospecção de petróleo e gás ou a perfuração de poços de água subterrânea.

  O Geólogo também atua em obras de engenharia, como rodovias, ferrovias, túneis, metrôs e barragens. A Geólogia se subdivide em inúmeras especialidades, que compreendem o estudo de vulcões, do petróleo, de terremotos, de outros planetas, da idade das rochas, da formação das geleiras, dos minerais, dos fósseis, do solo, dos dinossauros e de outras formas antigas de vida.

Onde trabalha?

  Diferentemente de várias outras profissões, em que a atividade é realizada em escritórios ou outros recintos fechados, o Geólogo divide seu tempo entre a pesquisa de campo ao ar livre e o trabalho de laboratório e escritório.

  No campo, coleta amostra, desenha formações e obtém dados que serão analisados no laboratório, para a condusão de seus estudos. Essas conclusões direcionarão outros trabalhos de pesquisa ou possibilitarão determinar áreas de ocorrência de riquezas minerais ou de água, por exemplo. Podem também fornecer informações sobre o solo, que são fundamentais para a engenharia civil e avaliações de impacto ambiental. portanto, desde o fundo do oceano até as rochas da lua, o Geólogo conta com um imenso campo de pesquisa.

  O mercado de trabalho concentra-se principalmente no setor governamental, em empresas mineradoras, de petróleo, de perfuração de poços artesianos, de engenharia civil, em universidades, como professor de cursos de Geociências, Biologia, Geografia e Engenharia e também como pesquisador, perito ou consultor.

Qual a formação do Geólogo?

  Para ser um Geólogo, é necessário curso superior, como o oferecido pelo Instituto de Geociência da USP. Esse curso tem a duração de 5 anos, em período integral, e compreende, além das aulas teóricas, muitas aulas práticas em laboratório e idas ao campo. O aluno estuda física, química, biologia, matemática e as disciplinas específicas da área, como mineralogia, paleontologia, petralografia, espeleologia etc.

Quais caractéristicas deve ter um Geólogo?

  O Geologo precisa gostar da Naturezae da vida ao ar livre. Deve gostar também de viajar e de caminhadas. O Geólogo necessita ter capacidade de tomar decisões rápidas e de adaptar-se a situações inesperadas, além de ter facilidade de relacionamento e de liderança, para trabalhos em grupo. Observação atenta, curiosidade, organização e criatividade complementam seu perfil.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.

Veja também

Outros assuntos

Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão desktop
Passe Digital
um produto da LinkWS
desde 2016