Passe Digital

Artigos publicados
Mercado de infoprodutos

GELATINA DE VINHO BRANCO COM ESPECIARIAS

Por: souza

Em:

Publicado em 14 de Março de 2019 às 00h

Vintage e surpreendente, essa gelatina tem aquele sabor misterioso de especiarias combinadas que vira brincadeira à mesa: quem acerta o que vai na receita? Com creme inglês e compota de kinkan, é um jeito chique de encerrar a refeição.

INGREDIENTES
3 xícaras (chá) de vinho branco (750 ml)
3 colheres (sopa) de sementes de erva-doce (ou 8 saquinhos de chá de erva-doce)
¾ de xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de gelatina em pó incolor e sem sabor (36 g)
6 cravos-da-índia
4 ramas de canela
5 anis-estrelados
creme inglês para servir
compota de laranja kinkan a gosto para servir
MODO DE PREPARO
Para fazer o chá de erva-doce: coloque um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água numa chaleira e leve ao fogo alto. Quando ferver, mergulhe 8 saquinhos de chá de erva-doce (ou 3 colheres (sopa) das sementes). Tampe e deixe em infusão por pelo menos 5 minutos. Retire os saquinhos (ou coe o chá), meça 3 xícaras (chá) do chá e transfira para uma tigela grande. Reserve.
Numa panela, junte o vinho, o açúcar e as especiarias. Leve ao fogo alto, quando ferver abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por mais 2 minutos para o açúcar dissolver e extrair os sabores das especiarias. Sobre a tigela com o chá passe o vinho por uma peneira e reserve.
Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem: numa tigela média, coloque a gelatina em pó e regue com ¾ de xícara (chá) de água filtrada, aos poucos, misturando bem com uma colher para dissolver – a gelatina vai hidratar e endurecer.
Adicione 2 conchas da mistura de chá e vinho ainda quente, sobre a gelatina para dissolver – vá colocando aos poucos e mexendo com uma colher até que toda a gelatina dissolva. Volte a mistura de gelatina dissolvida para a tigela com vinho e chá e misture bem.
Com uma concha, transfira o líquido para uma fôrma com furo no meio de 24 cm de diâmetro (se preferir, utilize qualquer forma com 2 litros de capacidade para dar formatos diferentes à gelatina). Leve à geladeira para firmar por pelo menos 4 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior).
Para desenformar a gelatina: passe a base da fôrma rapidamente sobre a chama do fogão – é jogo rápido mesmo, se aquecer demais toda a gelatina pode derreter. Se preferir, mergulhe a base da fôrma numa tigela com água morna. Passe a ponta de uma faquinha para soltar a borda da gelatina. Cubra com um prato e vire de uma só vez. Espere alguns segundos até a gelatina soltar sozinha e desenformar – evite chacoalhar a fôrma pois a gelatina pode rachar.
Sirva a seguir com creme inglês e compota de laranja kinkan.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.

Veja também

Outros assuntos

Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão desktop
Passe Digital
um produto da LinkWS
desde 2016