Passe Digital

Artigos publicados
Mercado de infoprodutos

VEJA COMO SERIA A TERRA SE A HUMANIDADE NUNCA TIVESSE EXISTIDO

Publicado em 22 de Fevereiro de 2019 às 14h

Já parou para pensar em como seria a Terra se os humanos jamais tivessem existido? 

Antes de explicarmos como seria a cara da Terra sem a nossa espécie, dê uma olhadinha nos mapas a seguir, criados por pesquisadores da Universidade Aarhus, na Dinamarca. O mapa que você pode ver a seguir mostra a atual distribuição de grandes mamíferos que habitam o planeta e, a partir dessa representação, podemos ver que a África hoje serve de lar para o maior número de espécies no mundo. Confira:

Mapa com os humanos

Agora, o segundo mapa — que você pode ver em seguida — é semelhante ao anterior, com a exceção de que ele foi criado depois de os humanos modernos serem devidamente “deletados” da história da Terra. Observe a diferença:

Mapa de como a Terra provavelmente seria sem os humanos

Influência humana

É inegável que nós, humanos, tivemos uma influência enorme sobre o planeta, moldando a paisagem e alterando as suas características para adaptar o ambiente às nossas necessidades. Com isso, acabamos afetando a existência de outras espécies que dividem a Terra conosco — e não só por conta das modificações ambientais e climáticas que provocamos ao longo da nossa existência, mas também por conta das nossas práticas de dominação, caça e domesticação.

Eles poderiam ser encontrados nas Américas e na Europa

De acordo com os pesquisadores, o único local que manteve uma alta diversidade de grandes mamíferos ao longo da História foi a África, conforme você viu no mapa acima. Mas, segundo o estudo, esses animais não resistiram porque as condições climáticas no continente africano são particularmente favoráveis. Isso aconterceu porque, de alguma forma, conseguiram sobreviver até agora ao impacto que a nossa presença provoca no ambiente.

Comparando os dois mapas, fica evidente que o continente europeu, especialmente a região norte, não foi o único local que perdeu boa parte de sua diversidade animal por conta das ações humanas. Preste atenção nas Américas! A diferença entre a situação atual e a que provavelmente teríamos se os humanos jamais tivessem existido é imensa.

O estudo

Para desenvolver a representação de como seria o mundo animal sem nós por aqui, os pesquisadores fizeram uma previsão de como seria a distribuição de espécies extintas durante a última Era do Gelo e milênios subsequentes. Eles levaram em consideração que o desaparecimento dos animais está diretamente ligado ao deslocamento dos humanos modernos pelo mundo, e não a mudanças climáticas.

Preguiça gigante

Segundo descobriram, a diversidade seria dramaticamente maior, e provavelmente ainda existiram preguiças gigantesmastodontes e rebanhos de cavalos selvagens correndo livremente pelas Américas. Esses animais, por sua vez, possivelmente seriam caçados por tigres-dente-de-sabre ou ursos-de-cara-achatada, e seria bastante plausível imaginar que encontraríamos elefantes e rinocerontes perambulando na Europa e no nosso continente.

Tigre-dente-de-sabre

 

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.

Veja também

Outros assuntos

Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão desktop
Passe Digital
um produto da LinkWS
desde 2016