Passe Digital

Artigos publicados
Mercado de infoprodutos

Você sabe oque uma Bacias sedimentares é uma Cadeis orogênicas?

Publicado em 25 de Dezembro de 2018 às 05h

Bacias sedimentares

São grandes depressões preenchidas com espessas camadas de sedimentos que, em alguns locais, ultrapassam 5 000 metros. São chamadas de bacias fanerozoicas por terem se formado após o Pré-Cambriano, ao longo do paleozoico, Mesozoico e Cenozoico, em razão de diferentes processos de sedimentação marinha, glacial ou continental.

Como exemplos de bacias, destacam-se as do colorado, do Mississipi-Missouri, a Amazônica, do Paraná, do Parnaiba e do Congo, entre outras. Nessas bacias, geralmente encontram-se depósitos de carvão mineral, pétroleo e gás associado.

Cadeis orogênicas

Correspondem ás áreas de maior altitude da superfície da terra.

Resultado da movimentação das placas tectônicas, são regiões muito instáveis geologicamente, isto é, apresentam fortes terremotos, vulcanismo significativos, além de dobramentos e falhamentos decorrentes desses processos. Sua formação é recente, tendo seu início ocorrido no final do Mesozoico, perdurando até o Cenozoico, nos dias atuais.

As cadeias orogênicas mais importante são as dos Andes, do Himalaia, as Montanhas Rochosas, os Pireneus, os Alpes, os Cárpatos, o Cáucaso e os Montes Atlas.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.

Veja também

Outros assuntos

Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão desktop
Passe Digital
um produto da LinkWS
desde 2016