O que é Bicoin?

Publicado em 6 de Março de 2019 às 12h

Bitcoin e a revolução das criptomoedas

 

O que é o Bitcoin?

 

Muitos já devem ter ouvido este nome, e apesar de ser consideravelmente popular entre os entusiastas de tecnologia, ainda existe uma grande parcela da população que não sabe e não compreende como as moedas digitais, incluindo o Bitcoin, funcionam. Se você era alguém dentro desta parcela, com este ebook, você passará a compreender e entender este misterioso sistema econômico financeiro que está transformando a economia mundial.

 

Bitcoin é uma moeda digital. Poderíamos fazer paralelos a vários termos: um tipo de título de dívida, um tipo de dinheiro, um tipo de título de capitalização, etc. No fim estaremos sendo redundantes: É uma moeda digital.

 

Cumpre as mesmas funções que o dinheiro, só que com algumas características particulares que o diferencia do dinheiro convencional. A principal dela é Bitcoin é descentralizado, ou seja, nenhum governo ou instituição tem legitimidade para controlar seu valor.  Apesar que em teoria seria possível, caso algum país ou instituição conseguisse ser dono de uma grande parte da moeda, isso não é tão provável na prática.

O Bitcoin pode ser usado como forma de pagamentos de maneira bastante inovadora, rápida e segura.

Outro grande diferencial, é que nas transações realizadas através do Bitcoin e de outras Criptomoedas, geralmente não existe instituição financeira devorando seu dinheiro ferozmente com taxas e mais taxas de operações. Por usarem um sistema de conexão peer-to-peer (ponto a ponto, sinteticamente falando), não depende de bancos centrais. No entanto, as operações são realizadas pela comunidade de “mineração”, e dessa forma, existe sim uma taxa de operação, no entanto ela é ínfima se comparado a dos bancos convencionais. Alguns dias atrás movimentaram quase 500 bilhões em Bitcoins. A taxa de mineração foi de cerca de 25 reais para essa operação. Aproximadamente 130000 satoshis na data da operação. Satoshis são frações de bitcoins. Enquanto o Real tem duas casas de centavos(R$0,00), o bitcoins tem oito casas até o momento (BTC 0,00000000), pois o número de casas decimais podem ser aumentadas futuramente caso seja necessário.

 

Como funciona o Bitcoin?

 

Assim como os sistemas bancários originais, da Europa renascentista, onde os bancos guardavam registro de cada transação de compra, venda, transferência e afins, em um grande livro chamado livro razão, qual era a prova de que havia dívidas e valores creditados, de forma semelhante funciona o bitcoin.

 

Ao invés de um livro físico, a rede Bitcoin tem um livro razão, que é público, onde toda transação é registrada. Chama-se Blockchain. 

 

Como funciona o blockchain?

Qualquer um pode criar carteiras. Essas carteiras são uma sequência de caracteres que identificam um endereço onde Bitcoins podem ser guardados.  Essas carteiras servem para você armazenar bitcoins. Quando chegar um comando no Blockchain para que ele registre a transferência. Ele anotará o valor que foi transferido. A carteira de onde saiu o bitcoin, e a carteira para onde foi enviado.

Bilhões de operações como essa são realizadas todos os dias.  Como é possível isso ocorrer? Cada registro de operação é calculado e criptografado, cada cálculo são chamados de hashes.

 

 

O que é mineração?

Para calcular essa quantidade de hashes, seria necessário milhões de computadores. É exatamente isso que ocorre. Pessoas com um hardware adequado podem colocar seu aparelho para calcular hashes para o Blockchain. O que elas ganham com isso? Bitcoins. Esse processo é chamado “mineração”. Ou seja. Ao invés de pagar taxar absurdas para sistemas bancários convencionais, paga-se ínfimas taxas para os mineradores  

Por que o nome mineração? Assim como nas grandes jazidas, onde trabalhadores competem para achar minerais preciosos, na mineração de bitcoin, competem para calcular hashes. Quem calcular mais, ganha mais. Quanto mais gente calculando, menor o seu ganho.

 

 

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016