• Home  
  •   
  • Curiosidades  
  •   
  • Sinais de que você está esgotado emocionalmente  

Sinais de que você está esgotado emocionalmente

Publicado em 27 de Fevereiro de 2019 às 20h

O esgotamento psicológico é um estado angustiante que muitas pessoas sofrem sem saber. O indivíduo pode estar esgotado emocionalmente, mas acredita que tudo é devido a um trabalho não muito recompensador ou a relações sociais não muito fluidas. Isso pode até ser verdade, mas também é possível que o oposto esteja acontecendo. Você está sofrendo de uma fadiga emocional que não permite que o restante funcione.

Estar esgotado emocionalmente significa estar sem forças. Isso acontece quando você vive de forma automática, sem pensar ou sentir muito e agindo o tempo todo como se tudo o que acontecesse com você fosse imposto. Como se a sua vida não lhe pertencesse e isso não lhe importasse.

“O cansaço traz pensamentos sem esperança”.

-Juan Carlos Onetti-

Em alguns casos, a pessoa chega emocionalmente esgotada à vida adulta. Se a sua família é disfuncional, você provavelmente precisou investir muita energia na tentativa de se adaptar e entender um ambiente adverso. Estes são alguns dos sinais que podem ajudá-lo a identificar se você é vítima de fadiga emocional.

Cansaço constante

Essa fadiga é diferente do cansaço normal. Você se sente cansado mesmo tendo descansado o suficiente. É como se o corpo e a mente não quisessem trabalhar. Como se a única coisa viável fosse deitar na cama e levantar no mês seguinte. Mas, mesmo que você faça isso, a sensação de cansaço não se dissipa.

De fato, a fadiga emocional pesa tanto ou até mais do que a fadiga física. Quando você está emocionalmente esgotado, é porque as circunstâncias transbordam os recursos que você tem para enfrentá-las.

Da mesma forma, uma longa lista de dificuldades emocionais não resolvidas também resulta nessa sensação de peso subjetivo que leva à fadiga.

Cinismo: um sinal de que você está esgotado emocionalmente

O cinismo moderno é aquela atitude que o leva a insistir e até se gabar de algo que está sendo feito conscientemente de maneira inadequada. Algo como: “Sim, estou fazendo errado, e daí?” Da mesma forma, esse cinismo é expressado por ações autodestrutivas e/ou imprudentes. Por exemplo, caminhar até tarde em um local perigoso, dirigir em alta velocidade ou outras situações de risco.

Tudo isso é um sinal de que há um cansaço generalizado diante da vida. Você está emocionalmente esgotado e isso o leva a bloquear os seus sentimentos e anestesiá-los. É como se você quisesse ou não pudesse evitar gritar para o mundo que nada mais lhe importa. Talvez você se importe, mas a sua energia vital está diminuída e você sente que não tem forças para resistir ou tentar algo melhor.

Desapego

Esse tipo de desapego é experimentado como uma impossibilidade de se conectar com as pessoas ou situações em que você se encontra. É como se houvesse uma distância invisível que o impede de criar uma ligação genuína com o mundo e com a vida.

Dentro do quadro desse desapego, poderá surgir um sentimento de solidão,que também não é importante para você. Você a assume como um fato concreto, não como uma realidade que você poderia mudar a seu favor. É comum que você se arme com frases feitas sobre a validade do egoísmo ou a inutilidade dos afetos.

Sentimento de impotência

Quando alguém está emocionalmente esgotado, também se percebe impotente ou incapaz. A pessoa fará tudo ao seu alcance para se convencer de que nenhum esforço será suficiente para alcançar algo. Isso também irá depreciar a conquista: por que estabelecer metas, se no final tudo continua igual?

O sentimento de impotência alimenta a fadiga emocional que é experimentada.É como se para fazer alguma coisa fosse necessária uma tonelada de energia. Uma energia que a pessoa não tem. Dessa forma, tudo parece distante e difícil. É por isso que uma pessoa emocionalmente esgotada geralmente opta pela passividade.

Tédio frequente

Há uma enorme dificuldade para desfrutar do grande e do pequeno. Quase tudo parece chato, monótono ou sem graça. Não há desejos de fazer planos ou empreender qualquer projeto. O que prevalece é a inércia. A pessoa simplesmente se deixa levar pelas circunstâncias, sem resistir. Se isso não for tratado, pode se transformar em anedonia.

Se você acha que está emocionalmente esgotado, deve saber que tudo pode ser diferente. Você provavelmente precisa de ajuda profissional. Isso não quer dizer que você seja vítima de algum tipo de deficiência, mas alguém de fora poderá detectar com mais facilidade e ajudá-lo a resolver assuntos que podem passar despercebidos.

Nessa situação, você deverá priorizar o seu bem-estar. Nada é mais importante do que você. Você poderá se surpreender ao comprovar que, se empreender um processo de transformação, os resultados poderão começar a ser vistos rapidamente.

Não é necessário utilizar força para desbloquear as suas emoções, o que você precisa é simplesmente tomar a decisão de escolher um novo caminho.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016