• Home  
  •   
  • Curiosidades  
  •   
  • As 10 vezes em que o mundo quase acabou e você nem soube  

As 10 vezes em que o mundo quase acabou e você nem soube

Publicado em 23 de Novembro de 2018 às 16h

Imagine que o mundo acaba amanha, imaginou? Ou de repente sem mais nem menos, sem  termos chances de tentarmos uma saída para manter nossa sobrevivência o mundo recebesse um impacto tao gigantesco que e em um milésimo de segundos tudo se acabasse e a vida como a conhecemos não existisse mais, e aos poucos os seres humanos iriam desaparecendo um a um ate que a vida na terra fosse completamente dizimada.

Pois saiba que já enfrentamos varias ameaças que podiam ter acabado com a nossa existência e que por muito pouco a vida na terra não se acabou.

Conheça agora as 10 vezes em que a o mundo quase acabou e voce nem soube

Vulcão Krakatoa

Em 1883 o super vulcão Krakatoa que fica localizado no estreito de Sunda entrou em erupção e e por muito pouco não destruiu nossa vida na terra, e por falar em destruir, seu impacto foi tao grande que ele se auto destruiu e gerou ondas gigantescas no mar que vitimaram por volta de 36.000 pessoas.

Essa explosão foi ouvida ate na Austrália e dentro das categorias de erupção ele atingiu a marca de numero 6. Vocês acham que estamos livres de isso acontecer novamente? Não, não estamos livres, pois o vulcão Krakatoa deixou seu legado e ele continua ativo e cresce 3 metros por ano, e pode tornar-se um super vulcão novamente em muito pouco tempo.

Especialistas projetam que se ele entrar em erupção novamente seguindo essa margem de crescimento que hoje ele tem, pode chegar a uma explosão de nível 8 e se isso acontecer, serão aproximadamente 10 anos de cinzas no planeta terra, o sol sera encoberto e isso ocasionara a impossibilidade da fotossíntese, sem isso as plantas não crescem, os animais morrem, sem comida o ser humano morre.

Monte Toba

Agora vamos voltar um pouquinho na historia, mais precisamente 80.000 anos atras, e vamos para o monte Toba na região de Sumatra. A explosão deste vulcão foi de categoria 8 e esse realmente impactou na direção da evolução da nossa especie, reduzindo a raça humana a 10.000 casais, a temperatura da terra diminuiu em 5 graus e as especies que resistiram a esse evento foi o homem de neandertal e o homo sapiens sapiens.

Pandemia de peste negra

No seculo XIV Genghis Khan tinha a ideia de dominar o mundo e criar um único império, ele foi o criador do império mongol e sua tática foi realmente bem radical. Para aumentar seu império ele dominava os reinados matando todos os homens e autoridades e junto com suas tropas estupravam as mulheres que geravam frutos dessa violência, crianças essas, que se tornariam soldados e descentes de Khan.

O império de Khan, era bem grande e a China compunha parte dessa área que os Mongóis dominavam. Neste época os Chineses começaram a morrer com uma misteriosa doença que matava em no máximo uma semana, a peste negra.

A peste negra era chamada assim pois deixava as extremidades negras, febre de 40 graus, hemorragia interna, tosse com pus e sangue.

Embora a doença continuasse a se espalhar, Khan e seus descendentes mantinham a ideia de dominação global.  Em determinado momento um dos descendentes do imperador decidiu que seu próximo alvo seria a dominação da Europa, e assim partiram com esse objetivo, porem alguns soldados contrariam a doença e o exercito de Khan começou a ficar enfraquecido.

E pela primeira vez no mundo se ouvir falar da técnica de armas químicas, pois como o exercito de Khan estava enfraquecido e não podiam se submeter perder a batalha de conquista, começaram a jogar corpos infectados de soldados de seus exércitos dentro dos povoados que desejavam conquistar.

A ideia era de contaminar as pessoas do povoado deixando-as vulneráveis para que pudessem atacar e conquistar o local. E assim a peste negra foi se proliferando a ponto de reduzir tao significativamente o numero de pessoas, que se tivesse continuado com certeza reduziria a população do planeta ate extermina-la por completo.

Ate o seculo a XVII a população ainda não havia conseguido voltar aos níveis de pre-peste e somente no seculo XIX a doença desapareceu do mapa.

Gripe Espanhola

Você já pegou gripe alguma vez? eu mesma já peguei gripe varias vezes e ao contrario do que pensam que a gripe Espanhola foi erradicada ela continua mais ativa do que nunca, e atualmente se chama H1N1.

Ao contrario do que todos pensam a essa doença não surgiu na Espanha, estima-se que tenha começado nos Estados Unidos durante a primeira guerra mundial. A gripe começou a se espalhar pelo mundo e tomou uma proporção tao alarmante que matou mais que a guerra, dizimando entre 50 e 100 milhões de pessoas no período de um ano.

A proliferação foi global, atingindo ate nosso presidente da republica da época Rodrigo Alves que morreu de gripe Espanhola.

Por isso a campanha de vacinação da H1N1 é tao importante para que se possa controlar a doença e tentar erradicarmos de uma vez por todas essa ameaça que ainda pode sim acabar com a população do nosso planetinha terra.

Porque foi chamada de gripe Espanhola? Por que a Espanha era um dos países que não estava envolvido na guerra, portanto tinha o tempo livre para noticiar a evolução da gripe no âmbito global.

Adolf Hitler

Em 1939 o mundo foi ameaçado por Adolf Hitler que assim como Ghengis Khan também tinha a ideia de dominar o mundo. Hitler tinha a ideia da criação de uma raça ariana, uma raça pura e ele seguiu com esse plano, matando e perseguindo Judeus, negros, homo sexuais, testemunhas de Jeová, e quem se opusesse a ele.

Ele ajuntava todas essas pessoas nos campos de concentração que por algum tempo serviam como escravos durante a guerra e depois eram eliminadas, pois segundo Hitler essas pessoas, não serviam para  compor a nova raça.

Apesar de ter sido o pivô de uma matança generalizada, Hitler reergueu a Alemanha depois da primeira guerra mundial, que chegou a ser considerado o pais mais bem estruturado economicamente falando.

Por ser muito bom de oratória, tornou-se muito popular chegando realmente aos extremos, algumas pessoas realmente o amavam e outras o odiavam. Se Hitler tivesse simplesmente direcionado toda a sua energia em erguer somente a Alemanha e usasse sua oratória para as questões diplomáticas, talvez ele tivesse conseguido com mais eficacia sua ideia de dominação global.

Mas durante o terceiro Hish ele decidiu tentar dominar a União Soviética e como de costume não foi usando a diplomacia não. O Führer alemão mandou suas tropas rumo aos Soviéticos que usaram técnicas para desestruturar o exercito de Hitler, enfraquecendo-os e causando sua derrota.

Agora, cá para nos, já pensou se ele tivesse ganhado a guerra contra os Soviéticos? Provavelmente ele teria ganhado as subsequentes e hoje eu não estaria aqui para lhes contar essa historia, e nem vocês.

Guerra Fria

Depois da segunda guerra mundial, em 1945 começou a guerra fria que poderia ter destruído o mundo em um estalar de dedos. A guerra fria não foi uma guerra propriamente dita, ela foi uma tensão que ocorria entre União Soviética e Estados Unidos.

A terra do Tio Sam defendia o capitalismo e tentava trazer aliados para o lado deles. Os Soviéticos por sua vez, defendia o socialismo e tentavam também trazer para si mais aliados.

Estados Unidos e União Soviética não chegaram as vias de fato, mas ficavam incitados outros países e fazerem guerra.

Mas se não chegaram as vias de fato, como eles poderiam ser uma ameaça de destruição global? Por que os dois países tinham bombas atômicas, e a qualquer momento por qualquer motivo poderiam ativa-las causando uma destruição sem precedentes, podendo ate dizimar o a vida por completo no planeta terra.

Sendo assim esses dois países viviam uma corrida de quem era o melhor, para impressionar e angariar mais aliados. Com isso durante a corrida espacial a União Soviética lançou no espaço o Sputink, e para rebater a conquista dos Soviéticos, em 1969 os Estados Unidos mandaram o homem para a Lua.

Em 1980 o Socialismo começou a declinar, em 1989 houve a queda do muro de Berlim, em 1990 a dissolução da União Soviética e em 1991 o termino da guerra fria.

Abate do avião da Korea Airlines e alarme falso

Ainda na Guerra fria, houve um evento que quase ocasionou uso das bombas nucleares entre os dois países. Em 1983 existia na União Soviética o bunker de Serfuskov, e servia para vigiar e alertar se preciso fosse alguma ameaça que viesse do pais inimigo. Durante esse período um avião Boeing 747 da Korea Airlines que sobrevoava a União Soviética foi abatido, confundido com um míssil, ceifando a vida de 269 pessoas. Então o mundo inteiro ficou tenso achando que a partir dali pudesse começar a guerra nuclear.

Ainda naquele ano no dia 26 de setembro, o coronel Stanislav Petrov estava de serviço no mesmo bunker, quando de repente começou a receber alertas de misseis que em teoria estavam indo na direção deles. Mas como que por pressentimento, ele decidiu verificar antes de contra atacar, e descobriu que se tratava de um alarme falso causado por nuvens. Por muito pouco ele não apertou o botão que com certeza iria começar uma guerra.

Claro que ele foi questionado por seus superiores, por não seguir o protocolo em caso de ataque, e os Soviéticos jamais iriam admitir que seu sistema tinha uma falha gravíssima. Porem em 2006 Stanislav foi reconhecido por ter salvado o mundo, e vocês ai achando que os super heróis não existem hein?

Foguete Americano

Em 1995 pesquisadores dos Estados Unidos lançaram um foguete para estudar a aurora boreal. Porem este foguete passou por cima da Russia, que não foi previamente avisada sobre a ação.

Esse foguete foi detectado e interpretado pelos radares Russos como, um míssil de longa distancia de 4 estágios. E mais uma vez por muito pouco a terceira guerra mundial nuclear não começou.

Chegou a ser levado para o presidente da Russia,Boris Iéltsin a maleta contendo a chave para acionar as bombas nucleares. Mas ele esperou para ver realmente do que se tratava e conseguiu concluir que aquele artefato, nada mais era que um foguete para estudos.

Meteoro Asclépios

Em 1989 o meteoro Asclépios quase se chocou de frente com o planeta terra, mas por uma diferença de 6 horas o evento não aconteceu.

Acontece que se o meteoro passasse 6 horas antes a terra estaria na posição perfeita para chocar-se com ele. E para desespero geral da galera a Nasa só conseguiu checar essa informação depois de uma semana.

Porem foi a partir dai que a Nasa começou a desenvolver melhores tecnologia para aumentar e otimizar seu sistema de monitoramento de ameaças que vierem do espaço.

Bug do milênio

O Bug do milênio eu considero mais como uma histeria coletiva do que propriamente uma ameaça, mas muita gente acreditava piamente de que o mundo pudesse acabar no ano 2000 e que o Bug do milênio seria uma especie de sinal de que nossa civilização realmente estava chegando ao fim.

Essa historia surgiu por causa dos computadores e da tecnologia que ainda estamos utilizando.  La em 1960 surgiram os primeiros computadores, os primeiros programadores e na categoria programacao existiu uma pratica que realmente preocupou muito as pessoas. A teoria era a seguinte, na programacao dos computadores,  ao invés de colocarem a data completa, por exemplo 1960 os programadores colocavam somente 60.

Não sei se por uma questão de limitação tecnológica ou se eles realmente achavam que nos não passaríamos do ano 2000, afinal a crença de apocalipse para o ano 2000 era realmente muito arraigada na mente das pessoas, então talvez esse pudesse ser o motivo da falha.

Mas para você que ainda não entendeu o que foi o Bug do milênio, segue uma explicação mais simplificada. O Bug do Milênio nada mais era do que o medo que no momento da virada para o ano 2000 os computadores voltassem para 1900( por causa dessa falha de configuração de data) perdendo assim a comunicação, a perda de sistema de milhares de instituições essenciais como bancos, sistema de defesa dos países pois tudo estava computadorizado e praticamente todos os dados seriam perdidos.

Isso ocasionaria uma pane geral que poderia regredir o planeta em alguns seculos para trás. Mas acredito piamente que o medo era muito grande para um efeito tao pequeno, por isso disse que foi uma mistura de crença de fim do mundo com um evento que foi interpretado como um sinal de apocalipse.

Bom é claro que esperamos que o mundo nunca acabe não é mesmo? mas fica a dica, vamos viver da melhor forma possível… E você o que acha? sera que ainda enfrentaremos mais ameaças?

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016