• Home  
  •   
  • Curiosidades  
  •   
  • SÃO ESSES MOTIVOS PELOS QUAIS A COPA DO MUNDO SÓ ACONTECE DE 4 EM 4 ANOS  

SÃO ESSES MOTIVOS PELOS QUAIS A COPA DO MUNDO SÓ ACONTECE DE 4 EM 4 ANOS

Publicado em 10 de Julho de 2018 às 09h

Em 1904 foi fundada a Federação Internacional do Futebol (FIFA), e nesse mesmo ano surgiu a ideia de criar um campeonato mundial de futebol. Mas esse plano só se concretizou em 1930, quando o Uruguai sediou a primeira Copa do Mundo.

Naquele ano 13 seleções foram convidadas a participar do campeonato, e apenas 4 delas eram europeias: França, Romênia, Bélgica e Iugoslávia. As outras nove seleções eram do continente americano, e eram: Brasil, Uruguai, Argentina, Peru, Chile, Paraguai, Bolívia, México e Estados Unidos.

O país sede acabou levando o título, derrotando a Argentina por 4 x 2, de virada. O Brasil ficou apenas em sexto lugar. A próxima Copa do Mundo aconteceu 4 anos depois, na Itália.

Mas por que diabos a Copa do Mundo, desde então, acontece de 4 em 4 anos? Existem algumas explicações para isso, e a Fatos Desconhecidos conta para vocês.

Por que a Copa do Mundo acontece de 4 em 4 anos?

Hoje em dia, caros leitores, um dos motivos que faz a Copa do Mundo acontecer de 4 em 4 anos é o alto investimento para realizar o campeonato e a dificuldade dos times europeus em ceder os jogadores para as seleções. O ex-presidente da FIFA, Sepp Blatter, até chegou a cogitar em fazer o Mundial de dois em dois anos depois do faturamento da Copa do Mundo de 2014, que foi de 5,7 bilhões de dólares.

Mas o principal motivo pelo qual a Copa do Mundo acontece de 4 em 4 anos é não coincidir com os Jogos Olímpicos. Por exemplo, se os Jogos Olímpicos acontecem de 4 em 4 anos e a Copa do Mundo de 3 em 3, uma hora ou outra os jogos vão coincidir de cair no mesmo ano. Outro motivo é que a Copa do Mundo não teria a mesma graça. Pensem bem, a Copa do Mundo só é tão importante assim porque é disputada em períodos longos.

Campeonatos que são disputados de dois em dois anos, por exemplo, acabam perdendo o valor. Imaginem, o Brasil que estava com o 7 a 1 entalado há 4 anos, teve seus jogadores sedentos por um resultado final que nos fizesse esquecer o campeonato passado. Independente do resultado não ter sido o esperado, a expectativa é sempre esperada.

A Copa do Mundo e a Eurocopa acontecem de 4 em 4 anos, isso deixa a competição mais valorizada. A Copa América, por exemplo, acontece de 2 em 2 anos. Mas sabe-se que não tem a mesma importância e repercussão que os dois outros campeonatos sitados anteriormente.

Mas e você, sabia por que a Copa do Mundo só acontecia de 4 em 4 anos? Comente!

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016