• Home  
  •   
  • Sa?de e beleza  
  •   
  • Tem um zumbido no ouvido? Entenda por que surge e como tratar  

Tem um zumbido no ouvido? Entenda por que surge e como tratar

Publicado em 30 de Janeiro de 2019 às 18h

A condição que também é denominada de tinnitus, é segundo a revista Abril um distúrbio que faz com que o indivíduo escute constantemente um zumbido ou outros sons irritantes, como um similar ao som emitido por mosquitos. Na maioria dos casos, os ruídos aparecem como consequência de um processo de perda auditiva.

Para tentar compensar o deficit, as partes ainda intactas do ouvido trabalham em dobro, e daí o barulho inusitado que escuta permanentemente. O tipo de som e volume variam bastante, assim como a frequência com que surge. Isto é, o zumbido pode ser passageiro ou até acompanhar a pessoa pelo resto da vida.

Sinais e sintomas

– Zumbido, chiado ou outros sons constantes que parecem ter origem dentro do ouvido;

– Tonturas;

– Perda auditiva;

– Suores frios;

– Enjoos.

Fatores de risco

– Consumo excessivo de açúcar, sal e cafeína;

– Hipertensão;

– Diabetes;

– Colesterol elevado;

– Uso abusivo de auriculares;

– Excesso de cera nos ouvidos;

– Problemas na articulação da mandíbula;

– Infeções no ouvido;

– Tabagismo;

– Consumo excessivo de álcool.

A prevenção

Evite, por exemplo, usar phones por mais de duas horas consecutivas e não extrapole o volume médio indicado em qualquer equipamento eletrónico.

Se tiver que ficar exposto a volumes acima de 90 decibéis, use protetores auriculares.

De modo geral, adotar um estilo de vida saudável também pode proteger contra o tinnitus. Evite o consumo excessiva de tabaco e de bebidas alcoólicas e não se esqueça de comer bem e praticar atividade física. Essas duas últimas medidas previnem contra o diabetes e a hipertensão, duas doenças bastante comuns que provocam o incómodo e debilitante zumbido.

O tratamento

A abordagem é individualizada e depende principalmente da causa original do zumbido. Aparelhos de audição ajudam em alguns casos, já que, quando se passa a ouvir melhor, a perceção daqueles sons desconfortáveis diminui.

Agora, se o distúrbio ocorrer devido a início de surdez, há medidas que aliviam o incómodo. A TRT, sigla em inglês para Tinnitus Retraining Therapy— ou terapia de habituação do ouvido consiste em acostumar o cérebro aos estímulos sonoros constantes. Escutar músicas ou sons relaxantes, como o de água corrente, também ajuda a cabeça a ‘esquecer’ o zumbido.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016