• Home  
  •   
  • Curiosidades  
  •   
  • O que acontece quando um raio atinge a areia???  

O que acontece quando um raio atinge a areia???

Publicado em 12 de Setembro de 2017 às 18h

Fulguritos chamados também como Raio Petrificado,  é formações originadas pela fusão da areia devido ao calor de um raio que geralmente ultrapassa 1800º C, o suficiente para que a areia derreta e a sílica presente nela funda com os componentes, formando uma estrutura de aspecto vitrificado e tubular.

Por dentro os fulguritos tem aparência vítrea, mas por fora os grãos de areia, semi fundidos, dão uma aparência áspera e frágil.

Normalmente são encontrados em regiões de dunas, totalmente enterrados na areia, mais devido a movimentação natural das mesmas, os frágeis tubos de vidro ficam expostos, o que facilita serem visualizados e desenterrados.

Para remover o fulgurito devemos escavar de forma cuidadosa, para não desmanchar a estrutura.

Há pesquisadores que acreditam que foi observando os fulguritos que os antigos descobriram como fabricar o vidro.

O maior fulgurito registrado foi encontrado na Florida, possuindo cerca de 4,9 m de comprimento, entrando para o Guiness Book of Records.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Caixa de Coleta
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016