• Home  
  •   
  • Curiosidades  
  •   
  • Você provavelmente fez café errado durante toda sua Vida  

Você provavelmente fez café errado durante toda sua Vida

Publicado em 28 de Novembro de 2018 às 10h

Como você costuma fazer café na sua casa? Cada pessoa faz seu café de uma maneira, uns colocam muito açúcar, outros nem adoçam o café e ainda tem aqueles que gostam de café forte, outros de café muito fraco. O lance é que não existe uma receita exata da quantidade de café ou de açúcar a ser usada, porém, uma coisa que todo mundo faz igual é deixar a água ferver.

E se te dissermos que deixar a água ferver não é a maneira certa de fazer o café, você acreditaria? Não somos nós que estamos fazendo essa afirmação do nada, na verdade, essas são as palavras de pessoas que estudaram o café. A Fatos Desconhecidos fala mais sobre essa história para vocês nessa matéria.

Você fez café errado a vida inteira

Alguns cientistas estão estudando a maneira correta de fazer um café. A pesquisa, publicada na revista Food Research International, envolveu sete degustadores excepcionais do Centro de Análise Sensorial e de Comportamento do Consumidor da Universidade Estadual do Kansas.

Eles passaram um bom tempo bebendo e revisando os sabores dos cafés. No total, foram analisados 36 diferentes atributos de sabor em várias amostras de café feito com diferentes tipos de grãos e em diferentes temperaturas.

O fato é que a temperatura da água pode ser muito boa ou muito ruim. Dependendo do tipo de grão, fazer café com a água fervendo não é uma boa escolha. Lembrando que o ponto de ebulição da água é 100°C, certo? Então, como regra geral, sempre adote os 70°C se o seu grão favorito for o arábica. Mas se o seu grão favorito for o robusta, você pode tentar deixar a temperatura da água um pouco mais baixa.

Aparentemente, fazer um café com água entre 60°C ou 50°C produz um sabor mais intenso. Além disso, existem outros componentes para que seu café tenha um sabor melhor. Isso vai desde como o café foi moído, a frescura do grão e a proporção entre café e água.

Christopher Hendon, professor assistente de materiais computacionais e química na Universidade de Oregon não esteve envolvido na pesquisa. Mas ele diz que a temperatura com que você faz seu café influencia diretamente no seu sabor. Para ele, quanto mais alta a temperatura, mais saborosos os compostos do café você extrai. Mas muito alto, você acaba extraindo sabores indesejáveis.

Mas e você, já tinha parado para pensar nisso? Às vezes os nossos velhos costumes precisa ser repensados. Não esqueça de deixar sua opinião aqui embaixo!

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016