Nômades digitais, ganhe viajando o mundo

Publicado em 21 de Novembro de 2018 às 23h

Nômades Digitais

Já pensou num emprego onde você possa trabalhar de onde estiver viajando o mundo? Parece utopia, mas não é, isso já é uma realidade para muitas pessoas, que trabalham viajando o Brasil e ate o mundo.

Conheça agora o novo conceito de trabalho remoto que ganhou notoriedade de alguns anos pra cá se tornando o sonho de consumo de muitas pessoas.

Bom para começarmos com esse assunto, você precisa entender primeiramente o que significa trabalho remoto.

Trabalho remoto nada mais é do um serviço que você pode desenvolver de onde você estiver. E nem sempre se trata de um trabalho freelancer, algumas empresas já investem em funcionários que trabalhem a partir de casa ou que possam desenvolver seus trabalho remotamente de onde estiver.

Mas onde posso encontrar esse tipo de emprego dos sonhos?

Calma, vamos l,a para ser um nômade digital, eu aconselho que você comece de um ponto de partida, esse ponto ao meu ver são os trabalhos home office, pois a partir dai você consegue desenvolver uma certa disciplina para trabalhar, o que nem sempre é fácil.

Alguns trabalhos em home office se limitam ao home office somente, por conta da necessidade do uso de internet banda larga, como os casos de atendimento telefônico home office. Porem com essa experiencia você já consegue ter uma noção de disciplina para os trabalhos futuros.

Onde conseguir trabalhos em sistema home office?

Como disse antes, algumas empresas grandes no mercado já trabalham com esse sistema, registram e oferecem salários convidativos para você trabalhar no conforto de suas casas. São empresas conhecidas como Gol linhas aéreas, Home Agent, Ticket Log, Locaweb, Partner Hero entre outras empresas. Trabalhar para empresas como essas ajudara a desenvolver o habito de trabalhar em casa e que mais pra frente viabilizara conseguir trabalhos remotos que você possa desenvolver de qualquer lugar do mundo.

Quais os trabalhos que posso desenvolver remotamente de qualquer lugar do mundo?

Para trabalhar de qualquer lugar do mundo você pode escolher duas modalidades, com vinculo empregatício, e sem vinculo empregatício, você pode ser freelancer, trabalhador remoto ou empreendedor digital.

Claro você terá que ter um nível de conhecimento de algum negocio que possa ser desenvolvido de qualquer lugar do mundo. Como o nome mesmo já diz, NÔMADE DIGITAL significa que você passara a maior parte do tempo no ambiente web, pra isso voce precisa ter uma certa intimidade com o computador e sistemas digitais.

Você pode ter inúmeros nichos de mercado que consiga desenvolver pela internet, para os trabalhadores remotos, que geralmente  possuem vínculos empregatícios com alguma empresa, o empregador lhe oferece uma função que te permite viajar enquanto trabalha.  Outras como a Booking.com, por exemplo, que possuem um pessoal especializado que é pago para viajar e avaliar diversos lugares do mundo.

No caso dos freelancers esses podem conseguir trabalhos muito bons em plataformas diversas de trabalho freelancer, que vão desde desenvolvimento de algum software a fotografo vendedor de seus trabalhos, enfim nessas plataformas existem muitas oportunidades que com certeza alguma cabe muito bem dentro de seus conhecimentos.

Algumas plataformas oferecem um ganho bem convidativo, visto que você pode ganhar em Euro ou Dólar, porem seu nível no idioma precisa ser de intermediário a avançado.

Conheça alguns sites para conseguir trabalho freelancer: 99 freelas, Crownd, Upwork, Freelancer.com, GetNinjas, Fiverr, Workana, e muitos outros, como disse tudo depende do seu grau de conhecimento em um determinado assunto.

Os empreendedores digitais, são basicamente aqueles que já tem um negocio na internet que e vivem disso, possibilitando então viajarem enquanto trabalham. Gosto de salientar que essa modalidade eu acho bastante interessante se você já tiver um negocio consolidado na internet lhe rendendo alguma coisa.

Ser um nômade digital serve para qualquer pessoa?

Para qualquer pessoa que goste de viajar, que não consiga trabalhar somente dentro de um escritório, para aqueles que tenha espirito de liberdade e aceite desafios.

Seja uma mulher solteira, um casal, casados com filhos, esse estilo de vida serve para qualquer pessoa, desde que estejam dispostas, que tenham um conhecimento aprofundado de um determinado assunto que possa usar como seu trabalho, e que tenha comprometimento com o trabalho assumido.

Onde moram os nômades digitais?

Os nômades digitais fazem de qualquer lugar sua morada, como dizem suas residencias são o mundo. Podem viver um pensões, hotels, hotéis, pousadas e muitos optam por ter um motorhome, camper ou tiny house, um excelente conceito para quem não abre mão de ter o conforto de sua própria casa, mesmo que seja sobre rodas.

Pros e contras

Um dos contras de ser um nômade digital é justamente o que torna essa vida tao fascinante. Viajar portanto a distancia de pessoas que amam e o desprendimento para alcançarem o objetivo de vida que tanto almejam.

A internet é outro fator importante que se instaura numa relação de amor e ódio, pois nem todos os lugares hoje oferecem uma internet de qualidade para que os mesmos possam trabalhar. O cliente não quer saber se a cidade em que você esta a internet é escassa, ele quer o trabalho dele pronto da data estipulada, então hoje um dos principais problemas para os nômades digitais é justamente a escassez da principal ferramenta de trabalho deles.

A viagem não é usada 100% para se desconectar de trabalhos massantes, ela pode proporcionar momento ótimos, a vista de lugares maravilhosos, o conhecimento de outras culturas. Para ser nômade é preciso entender que para onde for as tarefas serão levadas junto e que terão prazo de entrega tal qual um trabalho dentro de um escritório comum.

Muitas vezes nesse estilo de vida você não trabalha com horário estipulado, acaba ultrapassado o limite que você teria dentro de um escritório das 09:00 as 18:00 hs, por exemplo. Isso porque muitas vezes se a pessoa trabalha em esquema de freelancer, ela aceitara a proposta de trabalho mesmo que seja em uma sexta feira a tarde com prazo estipulado de entrega de trabalho na segunda feira pela manha, afinal para se manter viajando você precisa trabalhar.

A falta de uma rotina regrada, ter amigos de trabalho, o happy hour de sexta feira com os amigos, também são alguns contras que na sua cabeça agora pode nem fazer falta, mas acredite uma vez que se torna nômade digital, você sentira falta, pois a media de trabalho de um nômade pode ser muito maior do que um trabalhador comum nas dependências de uma empresa.

Em contra partida você pode ter um estilo de vida livre, trabalha de qualquer lugar, conhece outras culturas, faz novos amigos, aprende outros idiomas, conseguem produzir mais e melhor, e ate uma organização financeira melhor, o que acaba viabilizando com mais facilidade suas viagens.

Também acabam as preocupações com contas básicas, como água, luz, gás, IPTU, e por ai vai, a menos que você tenha um motorhome, e mesmo que tenha um, o consumo de água, luz, gás, e outros, acaba se tornando um pouco menor, isso pensando em ser nômade digital fora do Brasil, pois dentro do nosso pais, ter um motorhome pode ser tornar um pouco mais caro por conta do valor do combustível.

Como se tornar um nômade digital?

Para se tornar um nômade digital é preciso primeiramente pensar, você quer apenas viajar? ou você quer realmente assumir um novo estilo de vida?

Estude sobre trabalhos que possa desenvolver como nômade, qual a sua rentabilidade e coloque na ponta do lápis se é possível manter-se com esse salario. No caso de trabalhos freelancers pense em quanto deseja ganhar, você precisa ter plena consciência de que quem vai estipular as metas coordena-las e alcançá-las é você mesmo, você sera seu patrão seu supervisor, seu encarregado e sua linha de produção.

Recomendo que comecem com pequenas experiencias, com um trabalho remoto e posteriormente alguma outra oportunidade que lhes permita viajar,  somente pelo Brasil mesmo para sentirem se conseguem se habituar a esse novo estilo de vida.

Teste sua disciplina, verifique se consegue se manter produtivo, teste sua organização, e tenha a consciência que ate conseguir pegar o jeito não terá muito lazer.

Como começar?

  • Economize dinheiro
  • Termine contratos
  • Resolva a questão de moradia
  • Tire passaporte, visto e o que for preciso para sua viagem
  • Garanta acesso a seu dinheiro, contas, cartões e etc.
  • Comece a pensar em falar um outro idioma, você vai precisar.
  • Programe-se

E ai depois disso você já se sente mais seguro para planejar viver nesse novo estilo? Então comece a se programar e pé na estrada!

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016