• Home  
  •   
  • Romance  
  •   
  • Como perdoar uma traição no casamento  

Como perdoar uma traição no casamento

Publicado em 23 de Novembro de 2018 às 17h

Traição X Perdão

Posso afirmar que nunca trai, não sei ao certo se sou retrograda ou estou certa, pelos tempos que vivemos hoje, acredito que uma pessoa que ainda não trai ou traiu em algum momento pode ser considerado com toda a certeza um tremendo babaca. Mas algumas pessoas ainda preferem preservar o caráter por uma questão de ideologia do que seguir a modinha.

Claro que todos nos estamos sujeitos a escorregar na tentação, mas ainda sou da seguinte opinião de que quando um não quer dois não fazem. Afinal ninguém escorrega por acaso em algum órgão genital por ai, fazendo haver um coito não é mesmo? “Ops! Foi sem querer!”

Mas sera que da pra perdoar? E sera que vale a pena perdoar?

Bem são dois pesos e duas medidas, a questão é que precisa haver um balanço do que pesa mais no relacionamento antes de perdoar ou não perdoar.

Crises no relacionamento sempre vão existir, e depende de como esse relacionamento era ate o momento da traição. Dói? mas é claro que dói, mas chorar, se desesperar, e se depreciar por conta disso não resolve nada.

Neste momento o certo é respirar fundo e pensar friamente sobre o relacionamento e rever o que estava dando errado, o que estava faltando, se tudo estava caminhando bem ou não. Essa analise é muito importante para que você enxergue se continuar insistindo neste romance é o certo a se fazer.

Sinceramente não vale muito a pena perdoar sem analisar, pois isso lhe trará futuros aborrecimentos durante a retomada de sua vida com seu parceiro, qualquer coisa lhe fará remoer e remoer o acontecido todas as vezes que discutirem, o que vai desgastar ainda mais a relação trazendo sequelas sem retorno.

Analisando

Sim, existem situações e situações, mas qualquer que sejam elas, não exclua-se da analise, leve em consideração sua participação no declínio do relacionamento que pode ter levado seu parceiro a cogitar tal ato.

Abster-se e fingir demência não sera muito inteligente da sua parte, considerando que se não for dessa vez, em uma outra ocasião já em outro relacionamento poderá cometer os mesmos erros levando ao mesmo resultado, então analise onde você pode ter errado. Lembrando que isso não justifica a traição, mas ajuda na decisão de um sim ou não no momento de tentação.

Reflita se durante este esse tempo juntos, vocês tinham mais momentos de paz e alegrias ou discórdias e tristezas, tente pensar se lhe sufocava e estava lhe transformar e uma pessoa que você não é, reveja os conceitos e pense se não se tratava de em um relacionamento abusivo. Pense e responda essas perguntas sinceramente, pois “mentir para si mesmo é sempre a pior mentira”(Legião Urbana)

Como seu parceiro vinha lhe tratando antes da traição? você estava colaborando para que chegasse a esse ponto? Como?

Sinais evidentes de traição

O que vou escrever agora não serve como regra, mas é sempre bom ficar atento, pois se não estiver ocorrendo as vias de fato, serve como um medidor de humor de seu relacionamento.

1- Necessidade repentina de um espaço individual, o que antes era compartilhado somente entre vocês, agora torna-se um ato solitário somente de seu parceiro ou mesmo com os amigos.

2- Reuniões do trabalho se intensificaram, calma, calma isso pode dizer tudo, como pode dizer nada. Apenas pense, seu parceiro pode estar a milímetros de fechar um excelente negócio múlti milionário e precisou realmente intensificar as reuniões com a equipe. Todavia neste quesito vale pensar um pouco se esses assuntos vinham sendo compartilhados com você. Caso contrário, e se achar que existe alguma falha na história, investigue, mas pelo amor de Deus para tudo existe bom senso ok? Saiba que existem limites de uma simples curiosidade, para atitudes que chegam ao nível do ridículo, então pondere.

3- Irritação, estresse e falta de comunicação podem ser sinais de que algo esta errado ou de que esta indo muito mal. Porém vale a pena equilibrar e entender se isso foi repentinamente e sem causa aparente ou por algum motivo como desentendimento no trabalho, falta de dinheiro, brigas com a família.

Acredito que para um relacionamento dar certo, dividir momentos bons e ruins são fundamentais, assim além de conhecermos melhor a pessoa com quem estamos nos relacionando, também nos traz um nível de confidencialidade e parceria.

4- Presentes e agrados sem data viraram frequentes de uma hora para outra? Bem eu se quisesse trair alguém sem levantar suspeitas faria o mesmo. Algumas pessoas ate fazem isso por uma questão de peso na consciência.

Mas isso não necessariamente pode ser sinal de traição, pensar que seu parceiro esta lhe traindo somente por conta disso pode ser um tremendo tiro no pé. Primeiro você precisa analisar seu parceiro, se ele costuma ser uma pessoa romântica, se vocês já estavam passando por um momento difícil e estão tentando retomar a paz no relacionamento.

Claro que comportamentos misteriosos colocam em dúvida se trata-se de uma trégua e romantismo ou se é somente uma fachada para encobrir o erro.

5- De uma hora para outra não desgruda mais do celular, nem deixa que você o pegue e pior, tranca todos os aplicativos de mensagem com senha. Na minha opinião essa é sem dúvida a atitude mais suspeita que poderia existir.

Não é de hoje que as redes sociais promovem uniões e ao mesmo tempo destroem casamentos, assim também como aplicativos como WhattApp, Tinder, Google Allo, Twiitter, Instagram, e por ai vai. A qualquer momento podemos conhecer alguém nas redes sociais e nos encantarmos com aquela pessoa, e dali mesmo desatarmos em uma conversa que descamba para os finalmente em menos de uma semana.

Existem algumas redes sociais que já são especializadas em traição, isso mesmo, pessoas que estão em relacionamentos e que buscam aventuras. Bem fuçar no celular de seu parceiro sem o consentimento dele é uma tremenda falta de respeito, embora eu deva confessar que já fiz isso algumas vezes rsrsrssr. Mas o certo é não ter esse tipo de atitude pois além de ser um comportamento totalmente invasivo, nos faz sentir ridículos se não descobrimos nada de mais.

Mas posso afirmar com toda certeza, que dos comportamentos estranhos, fechar as redes sociais se você se aproxima e não deixar que você toque em seu celular é uma atitude bastante suspeita, pois que não deve não teme.

E se você não se importar com o sentimento de ridículo depois, sinta-se a vontade então para investigar.

6- Se antes fora do horário de expediente vocês se falavam com frequência e agora seu parceiro não lhe atende mais e esta constantemente com o telefone ocupado nos horários em que costumavam conversar, preste a atenção isso também pode ser considerado uma atitude suspeita.

7- Para casais que moram juntos vale prestar a atenção nos gastos. Fazer um balanco mensal do que esta sendo gasto pode prever e até descobrir alguns desfalques que estão sendo usados para outros fins. Se a média de gastos tem sido em excesso com roupas, e outros utensílios de beleza de uma hora para a outra deixando você a ver navios cuidados isso também pode ser uma atitude um tanto estranha.

8- Frieza é uma coisa que para qualquer ser humano seja ele homem ou mulher nos deixa de antenas ligadas, pois assim como o carinho excessivo e excesso de mimos pode ser sinal de traição, a frieza repentina também pode estar ligada ao ato. O interessante é que tenham uma boa conversa sem cobranças para entender o motivo do distanciamento.

Em alguns casos o distanciamento pode ser por inúmeros fatores, que não estão ligados ao adultério e sim por preocupações que por muitas vezes o parceiro não se sente a vontade o suficiente para dividir.

Quando vale a pena perdoar uma traição?

Perdoar uma traição é algo muito difícil, mas se você analisou e chegou a conclusão de que existem mais pontos positivos do que negativos acredito que vale a pena continuar, desde que haja um esforço de ambos para superarem juntos o acontecido.

Pense sobre seus sentimentos, você ainda ama esta pessoa? Este sentimento é de fato amor? Você é feliz com seu parceiro?

Se sua resposta for sim, então a tentativa é valida, mas lembre-se que ambos têm um longo caminho a percorrer para que tudo se normalize.

Quando não vale a pena perdoar uma traição?

Quando já não existe mais respeito, quando o sentimento sufoca e você já perdeu a identidade e excedeu todos os limites da razão por esse sentimento. Eu acredito que quando uma pessoa sofre e mesmo assim ainda insiste em ficar com o outro, já não se trata mais de amor e sim de sentimento de posse.

Se este sentimento te faz mal, faz sofrer, não existe carinho, não existe cumplicidade, é um relacionamento abusivo onde você é a única pessoa que se doa para o relacionamento dar certo, nunca valeu a pena.

Quando seu companheiro ultrapassa os níveis de individualismo chegando até mesmo ao egoísmo, onde em nenhum momento ele consegue enxergar suas necessidades. Então sinto em lhe dizer, você estava com essa pessoa apenas pagando para ver o que você já sabia que aconteceria um dia, estava apostando num cavalo que você sabia que ia perder a partida.

O melhor a se fazer é se enxergar, e mesmo que sofra, é melhor que seja agora do que mais adiante pois relacionamentos doentes levam a sofrimentos extremos, alem de ser impossível o outro gostar de uma pessoa que não da valor a si própria.

Como superar a traição?

O ideal é que a partir desse momento não haja mais contato com quem ofereceu a tentação e que desse momento em diante a relação seja o mais transparente possível, pois qualquer atitude que pareça suspeita ao traído, sera motivo de discussões que vão desenterrar a todo momento o ato, e isso como eu disse antes levara ao desgaste de uma forma irreversível.

Tentar resgatar bons momentos, programas a dois, romantismo, confidencias pode ser uma boa forma de recomeçar. Lembrando que isso não é somente para amenizar a crise causada pelo adultério e sim para criar hábitos de um relacionamento saudável, justamente para evitar que algo assim aconteça novamente.

Retomar a confiança não é algo impossível, mas também não é como fazer miojo que em três minutos já esta pronto, ou em três minutos você já esqueceu. Traição é um sentimento dolorido que só pode ser superado com muita dedicação, carinho e transparência.

Eu acredito piamente que o perdão esta diretamente atrelado ao sentimento de amor, o que nos tempos de hoje é bem difícil de se encontrar, já que os “amores”atuais, são bem efêmeros. Mas ainda existem pessoas que acreditam nele e que procuram conservar esse sentimento verdadeiro em suas vidas. Quando as pessoas partem desse principio, fica muito mais fácil acreditar no relacionamento mesmo depois de um deslize.

Como evitar a dita cuja traição?

Claro que um relacionamento que esta passando por algum crise, esta muito mais vulnerável a entrada de uma terceira pessoa oferecendo uma válvula de escape para aquela situação. E em algum momento todo relacionamento vai passar por uma crise seja lá qual for.

Portanto é interessante ficarmos atentos sobre o que podemos melhorar para que isso não ocorra.

Conversar ao invés de brigar, propor soluções ao invés de apontar, tentar resgatar hábitos da época do namoro também são validos. Propor ao companheiro que ambos façam um esforço para que o relacionamento volte a ser saudável é muito importante para que os dois lados mantenham o foco no relacionamento por igual.

Discutir pontos que podem ser mudados são ótimos para que vocês consigam chegar a um nível de satisfação considerável com o relacionamento.

Nunca é tarde para inovar, a época do namoro pode ser resgatada, burlar a rotina fazendo coisas diferentes que ambos estejam dispostos pode ser ótimo para novas descobertas.

Dizem que sexo não é tudo numa relação, eu concordo em partes, pois ele faz parte, e sentir-se desejável ou fazer o outro sentir-se desejado é algo muito importante para manter acesa a chama da paixão. O amor sem paixão desgasta e a paixão sem amor não dura, portanto é necessário que que exista uma entendimento sexual do casal onde ambos sintam-se satisfeitos.

Conversar sobre o que cada um gosta na hora H é fundamental, e os tímidos que me desculpem mas falar sobre sexo com o companheiro alem de saudável, é normal, e imprescindível, e sexo verbal pode não ser o estilo de muita gente, mas que ateia fogo na lenha isso com certeza.

Conclusão

Errar é humano, mas persistir no erro é burrice, portanto se essa não é a primeira traição fuja imediatamente dessa relação, pois cão que come ovelha meus queridos, só matando!

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016