O Dragão de komodo

Publicado em 27 de Novembro de 2018 às 09h

Os dragões de Komodo são os maiores lagartos que ainda vivem no nosso planeta. Os machos adultos podem alcançar os 3 metros de comprimento e os 250 kg de peso e, as fêmeas são um pouco menores.

Eles nascem de ovos após quase 8 meses de incubação. Já nascem na época dos insetos, sua primeira alimentação e, como são frágeis, os lagartinhos sobem nas árvores para se protegerem, especialmente, dos lagartões adultos que, muitas vezes, são canibais.

Comem carniça e caçam animais (desde pequenos mamíferos e répteis até búfalos). Em uma só refeição podem ingerir até 80% do seu peso. Sua digestão é acelerada pelo sol mas, seu metabolismo é lento. Com 12 refeições destas ao ano, esse animal fica bem.

O Parque Nacional de Komodo, na Indonésia, comemora 38 anos. Um verdadeiro paraíso. Desde 2011 a área é considerada uma das Novas Sete Maravilhas Naturais do Mundo e onde vivem os dragões de Komodo, criaturas fortes, mas, ao mesmo tempo em perigo.É uma espécie vulnerável à extinção, já incluída na Lista Vermelha da IUCN. Os dragões de Komodo são ameaçados por vulcões, terremotos e o desmatamento que empurra a fronteira agrícola destruindo habitats. Outros fatores de ameaça são os incêndios que contribuem para a diminuição de disponibilidade de caça natural e o turismo com caça furtiva.

O dragão de komodo vive por até 50 anos.

Você já reparou quantas notícias temos visto, atualmente, sobre desmatamento das florestas e queimadas em diversas regiões? Pense em quantos animais morrem ou ficam "desabrigados" por essas ações inconsequentes do ser humano. Pois, então, fica fácil perceber que o principal motivo da extinção dos animais é a destruição de florestas, seja pelo desmatamento ou por queimadas.

Outro fator que contribui para a extinção é a caça em busca de aproveitamento de partes desses animais, como, por exemplo, carne, gordura, peles, plumas, troféus e lembranças. A coleta de ovos para venda também é bastante comum, pois gera lucro para os caçadores.

O tráfico de animais também é um fator de muita preocupação.

Devemos ter consciência da importância de cada ser vivo do nosso planeta.

Ame e cuide e não deixe nosso planeta mais doente,pois aqui é o lar de muitas espécies que precisam ser preservadas e temos que lutar por um lugar melhor para todos os seres.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016