• Home  
  •   
  • Arte  
  •   
  • Produção artesanal x produção industrial - Xilogravuras  

Produção artesanal x produção industrial - Xilogravuras

Publicado em 26 de Março de 2019 às 18h

Antes da Revolução Industrial, a produção era manufaturada e os recursos utilizados para isso eram retirados diretamente da natureza.

Não havia produção em série, feita por máquinas. O contato entre o ser humano e a matéria-prima era muito maior, como no caso da xilogravura.

Era o tipo de produção que conhecemos como artesanal, manufaturados.

Mas será que a produção artesanal deixou de existir com o surgimento dos métodos de produção industrializados?

Quando a gravura deixou de ser utilizada para a produção de imagens junto à imprensa, ela encontrou outro destino. O mais comum seria que ela fosse esquecida e se tornasse coisa do passado.

Mas os artistas perceberam na gravura um instrumento de manifestação artística com características muito particulares.

Ela já havia sido usada por artistas anteriormente, mas foram poucos os que utilizaram para fazer o que chamamos de " gravura original", ou seja, a gravura que é feita como obra de arte, e não como produção de uma obra feita com outra técnica.

Quando deixou de ser usado somente como meio de produção de outras imagens é que a gravura encontrou seu verdadeiro espaço como arte. Suas características expressivas fizeram e ainda fazem com que muitos artistas escolhiam a xilogravura como um meio de manifestação artística.

Originária da China, a xilogravuras era inicialmente usada para estampar tecidos, e passou a ser usada sobre o papel quando este foi inventado, também na China, Por volta do ano 105 d.C.

Tanto a xilogravuras quanto o papel possui uma origem comum. E não estamos falando do local onde surgiram.

Quando a xilogravuras chegou à Europa, era utilizada também na produção de textos. Cada página do livro era gravada numa prancha de madeira, a impressão sai invertida.

Era muito trabalho para se fazer um único livro, mas ainda assim era mais fácil do que escrever no um a um.

Xilogravura Família Mãe E Filhos · Gráfico vetorial grátis no Pixab

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016