• Home  
  •   
  • Ci?ncia  
  •   
  • Fósseis do maior predador do período Jurássico são encontrados na Itália  

Fósseis do maior predador do período Jurássico são encontrados na Itália

Publicado em 20 de Dezembro de 2018 às 10h

Paleontólogos escavaram 132 fragmentos de fósseis de um dinossauro carnívoro de quatro dedos em uma pedreira de mármore perto de Saltrio, nosAlpes italianos. O animal viveu há cerca de 200 milhões de anos e é o primeiro dinossauro conhecido descoberto na Itália. É também o mais antigo Ceratosauria (dinossauros terópodes) já descoberto e o maior predador do Jurássico, pesando aproximadamente uma tonelada. 

O dinossauro foi chamado de Saltriovenator zanellai. O nome científico vem do latim "venator", que significa caçador, conforme aponta a pesquisa publicada no periódico Peer J. 


De acordo com os cientistas, a jornada de sua fossilização é impressionante: S. zanellai terria morrido na costa do mar, sendo que criaturas marinhas se alimentaram de seus restos mortais. Com o surgimento dos Alpes, o esqueleto foi erguido junto com o solo. 


Além disso, o esqueleto sobreviveu a explosões provocadas por humanos. Em algumas ocasiões, trabalhadores industriais usaram dinamite para explodir esta região, o que acabou quebrando a ossada em pedaços. 

 

"É um milagre que tenha sobrevivido a uma cadeia tão longa de eventos", disse Cristiano Dal Sasso, curador de paleontologia de vertebrados do Museu de História Natural de Milão, em entrevista ao site Live Science.

Histórico e características
Angelo Zanella, caçador amador de fósseis, descobriu os ossos em 1996. Dal Sasso e colegas vasculharam o local, escavando mais fragmentos do esqueleto. Muitos tinham marcas de mordidas de antigos invertebrados marinhos (sem espinha dorsal). 


S. zanellai era grande, medindo cerca de oito metros de comprimento, e tinha quatro dedos. "Em algum lugar na linha evolutiva dos ceratossauros, o quinto dedo, o mais externo, foi perdido", explicou Matthew Lamanna, curador do Museu Carnegie de História Natural, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. 

De acordo com Dal Sasso, três dos quatro dedos do dinossauro eram garras poderosas, que provavelmente serviram para defesa e sobreviência. 

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016