Como Ser Mais Produtivo

Publicado em 7 de Janeiro de 2019 às 14h

Todos nós tivemos dias ou semanas em que somos incrivelmente produtivos. Mostrarei a você como ser mais produtivo, para que você possa tornar todos os dias um dia super produtivo.

Você sabe o que a maioria dos “especialistas” de produtividade espera que você nunca descubra?

As dicas e os aplicativos que eles vendem são BS (Besteira)  totais. Os próprios especialistas nem os usam!

Honestidade: Quando foi a última vez que você baixou um aplicativo que você tinha certeza que ia torná-lo mais produtivo, usado por menos de um dia, e depois esqueceu?

Foi este mês? Esta semana? Esta manhã?

E a última vez que você matou a produtividade do dia lendo artigos como “100 pessoas de sucesso ensinam você a ser mais produtivo” a tarde toda?

Vamos ser honestos, você está fazendo isso agora?

Já é suficiente.

Vamos esquecer o buço e ver como a produtividade realmente funciona.

Produtividade não é o mesmo que motivação. É impossível permanecer motivado o tempo todo, mas isso não significa que você nem sempre pode ser produtivo.

 

Como a produtividade realmente funciona

 

Motivação vem em ondas. Alguns dias saímos da cama, prontos para enfrentar o mundo. Começamos grandes projetos, sonhamos grandes sonhos e sabemos que FINALMENTE vamos realizar alguma coisa.

Mas então o amanhã vem.

Nós nos sentamos no mesmo lugar em que nos sentamos ontem – onde estávamos em chamas e prontos para ir – e … nada. Olhamos para nossa lista do Netflix ou compramos uma xícara de café. Não podemos conseguir essa faísca de volta.

Se confiarmos apenas na motivação, raramente seremos produtivos.

O que podemos fazer em vez disso?

O especialista em produtividade BJ Fogg, que dirige o Laboratório de Tecnologia Persuasiva em Stanford, diz que devemos supor que nosso “eu futuro” será preguiçoso e não terá motivação. Precisamos configurar sistemas para tornar a produtividade o mais fácil possível – mesmo quando nossa motivação é baixa.

Veja como usar sistemas para ser produtivo mesmo quando a motivação diminui.

 

Etapa 1: planejar o fracasso

Pessoas de sucesso não têm mais sorte que a maioria das pessoas. Mas eles tentam mais coisas e estão dispostos a falhar.

Por exemplo, uma colega minha foi rejeitada 26 vezes antes que um editor finalmente aceitasse sua idéia para o editorial do jornal de sua cidade (que mais tarde se tornou um best-seller do New York Times e do Wall Street Journal).Hoje em dia ela esta super bem!

Quase todo mundo que teve sucesso tem uma história semelhante de fracasso antes do triunfo.

Mas a diferença entre pessoas comuns e produtivas é que as pessoas comuns são surpreendidas pelo fracasso e desistem quando surgem.

As pessoas produtivas, por outro lado, procuram ativamente o fracasso porque sabem que o sucesso está do outro lado.

BJ Fogg ensina em um de seus vídeos sobre como podemos usar o fracasso e as “ondas motivacionais” a nosso favor, assim, quando outras pessoas se cansam, podemos ter um sistema para seguir adiante.

 

Como você pode começar a usar isso agora:


Faça uma lista de tudo o que você precisa para realizar seu objetivo
Configure essas peças para impossibilitar a falha
Veja alguns exemplos de como isso pode parecer:

BJ Fogg queria beber mais chá. Então ele comprou todo o chá, uma chaleira elétrica para ferver a água e colocou tudo no alcance fácil em seu balcão. Mesmo quando ele sentia vontade de beber outra coisa, estava bem ali, então era algo óbvio de se fazer.

Eu estou tentando formar um hábito de academia. Eu acordo de manhã planejando ir, mas depois de alguns minutos decido não ir. Eu descobri que se eu colocasse minha roupa de ginástica e meus sapatos ao lado da minha cama, eu os colocaria logo de cara e, depois de portar as crianças a escola eu já estaria pronta!

Chandler Bolt, do Pessoa Produtiva (The Productive Person) escreveu 365 notas de agradecimento no ano passado, pré-carimbando e adicionando etiquetas de endereço a lotes de 50 cartões. Ao manter os cartões por perto, ele foi capaz de tornar mais fácil escrever e enviar os cartões com ou sem motivação.

 

Passo 2: coloque-o no seu calendário

Imagine jogar em um jogo de basquete contra o Michael Jordan. Você tem os melhores sapatos, o par mais caro de atletismo, uma bandana extravagante e a maior camisa do mundo. E ele não tem sapatos, shorts rasgados e uma camisa social. Quem ganharia?

Parece ridículo, mas jogamos esse mesmo jogo contra a produtividade todos os dias.

As ferramentas não importam tanto quanto pensamos.

Os novatos AMAM se concentrar em hacks, aplicativos e ferramentas de produtividade. É fácil – e francamente, mais divertido – jogar com novas ferramentas brilhantes do que simplesmente fazer o que funciona.

Mas geralmente os fundamentos – coisas como um simples calendário, caneta e papel – funcionam tão bem quanto (se não melhor que) alguns aplicativos.

A EXECUÇÃO é mais importante que a própria tática.

 

Como você pode começar a usar isso agora:

 

  • Decida com antecedência e mapeie sua programação para a semana, no papel ou em um sistema de calendário simples.
  • Defina um alerta no seu calendário ou no seu telefone para revisar isso toda semana. Continue pensando, e você nunca será pego de surpresa ou pressionado pelo tempo

Etapa 3: Desenvolver foco guiado a mira laser

“As vezes até os nossos melhores esforços para ser produtivo são frustrados porque alguma outra coisa aparece.

Às vezes, essas são distrações externas: surge uma emergência, temos demandas familiares e o trabalho fica ocupado.

Mas, com a mesma frequência, podemos canibalizar um objetivo, mudando o foco para outro. O resultado? Nós não fazemos muito progresso em ambos.

Desenvolver o FOCO e ser capaz de colocar algumas idéias em espera é uma habilidade que quase garante que progredimos no que é importante. Deixe-me mostrar o que quero dizer.

Noah Kagan, ex-funcionário da Mint e do Facebook e fundador da AppSumo, mostrou-me o poder de ter foco guiado por laser – ele conseguiu iniciar não uma, mas duas empresas multimilionárias que continuam crescendo ano após ano.

Ele faz isso estabelecendo um grande objetivo de cada vez.

Como você pode usar isso agora:

Escolha o seu objetivo número um. Está ganhando mais dinheiro? Começando um negócio? Encontrando o seu emprego dos sonhos?
Pegue uma caneta e papel e anote-a. Realmente, faça isso agora. Este não é um “exercício de pensamento” idiota. Estamos fazendo isso para nos comprometermos com um único curso de ação e seguir adiante.

As pessoas falam muito em produtividade nas empresas e nos negócios. E existem diversas maneiras de alcançar mais resultados e em menos tempo, sem deixar de lado a qualidade, seja com treinamentos, aplicativos, trabalho em equipe e, é claro, vontade de trabalhar.

Mas tem horas em que é normal bater aquele cansaço. Nesses momentos, nada como uma inspiradora frase sobre produtividade, uma daquelas sacadas que só pessoas realmente “iluminadas” conseguem elaborar. E não tenha receio de se apropriar delas

Pensadores, escritores, inventores, gurus da administração e diversas outras personalidades deixaram seus recados nestas citações sobre produtividade. Só de ler cada uma delas temos uma verdadeira aula, confira e cite sempre que puder. Espero que tenham gostado do post!, compartilhe com seus amigos para que você e eles sejam mais produtivos!

Um grande abraço 

Suellen Costa

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016