• Home  
  •   
  • Sa?de e beleza  
  •   
  • 12 sinais de que a saúde de seus rins está em risco  

12 sinais de que a saúde de seus rins está em risco

Publicado em 24 de Novembro de 2018 às 12h

Qualquer um que tenha tido essa experiência, que está sofrendo no momento ou que conhece alguém com doença renal sabe que isso pode levar à morte. É uma doença perigosa porque a maioria dos casos são diagnosticados durante os estágios finais. Muitas pessoas não possuem informações suficientes sobre esse assassino silencioso e nem se importam com isso. Às vezes, os sintomas aparecem quando a doença já está em um estágio crítico. Portanto, é importante reconhecer seus sintomas. Estes são os sinais mais comuns da doença.

1. Mudanças na função urinária

A frequência de vezes (aumento ou diminuição) e a quantidade que você urina são a primeira indicação de problemas renais. A cor da sua urina também pode escurecer e você pode não conseguir urinar quando chega ao banheiro. Se você perceber que há alguma diferença em suas funções urinárias, tente anotar o número de vezes que vai ao banheiro por dia.

2. Pressão, dor ou dificuldade enquanto urina

Se você sente esses sintomas quando urina, eles podem significar infecções do trato urinário. Embora essas infecções sejam facilmente curáveis, você deve prestar atenção nelas o mais cedo possível, para que não atinjam seus rins ou causem dores no pescoço e febre.

3. Urina manchada de sangue

Você não pode ignorar esse sintoma porque ele é um grande problema e um claro sinal de doença renal. Considere visitar o seu médico o mais rápido possível se esse sintoma for evidente. O sangue também pode significar diferentes tipos de câncer de bexiga.

4. Espuma na urina

Você provavelmente assume que a maioria desses sinais afeta a bexiga. No entanto, uma vez que a bexiga está conectada ao rim, muitas vezes esse é o primeiro ponto a ser atacado quando os rins começam a falhar.

5. Edema ou inchaço

Seus rins são responsáveis por remover o excesso de fluidos e resíduos do corpo. Fluidos e resíduos acumulam-se no corpo se seus rins não conseguirem exercer essa função. Consequentemente, seus pés, tornozelos, mãos e rosto ficarão inchados.

6. Fadiga

Rins saudáveis produzem o hormônio eritropoietina, o que permite que os glóbulos vermelhos transportem oxigênio. Os níveis de eritropoietina diminuem quando os rins começam a ter um mau funcionamento, levando a uma queda súbita na contagem de hemácias. Isso faz você se sentir fraco e cansado.

7. Tonturas e falta de concentração

Baixos níveis de oxigênio em seus rins levam à fadiga e isso afeta seu cérebro, que faz você se sentir tonto. Você também começa a perder a concentração. Isso acontece porque o cérebro geralmente fica lento se houver pouca quantidade de oxigênio.

8. Sentir frio o tempo todo

Doença renal pode causar anemia, o que pode fazer com que as áreas que normalmente são mornas em seu corpo fiquem frias. Você também pode ter calafrios e febre como resultado de pielonefrite, um tipo de infecção renal.

9. Coceira na pele ou erupção cutânea

Estes sinais geralmente são confundidos com alergias e outras condições, mas também podem significar insuficiência ou doença renal. A insuficiência renal leva ao acúmulo de resíduos no sangue, que causa erupções cutâneas e coceira.

10. Hálito de amônia

A insuficiência renal leva ao aumento da quantidade de ureia no sangue. A ureia se transforma em amônia na sua saliva, o que faz com que você fique com hálito de amônia.

11. Vômitos

Você terá náuseas e vomitará constantemente se seus rins falharem. Isso acontece quando os resíduos acumulados precisam deixar seu corpo.

12. Dificuldade para respirar

Um problema grave nos rins pode levar a acumulação de fluido em seus pulmões e fazer você se sentir sem fôlego. Seu corpo também não terá oxigênio o suficiente se você estiver sofrendo de anemia.

Se você identificar algum dos sinais descritos aqui, pode ser que haja algo de errado com seus rins. Muitas vezes, esses sinais podem significar outras infecções ou doenças, mas é importante consultar um médico para se certificar de que não é nada grave.

O que você achou do artigo? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!

Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para mais histórias como essa!!

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016