Você sabe o que é UPP?

Publicado em 3 de Janeiro de 2019 às 00h

Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e pacificação da Rocinha:

A unidade de Polícia Pacificadora (UPP) é um projeto da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro que está instituindo bases de polícia comunitária em favelas do estado, com o objetivo de desarticular quadrilhas que controlam esses territórios e realizar uma ação preventiva e de inclusão social.
O programa, que se iniciou em 20 de novembro de 2008, com a primeira unidade na favela Santa Marta, em Botafogo, atualmente conta com 20 unidades, sendo a última criada em abril de 2012, na Comunidade da Rocinha, em São Conrado.


O processo de implantação da UPP da Rocinha teve seu início em novembro de 2011, quando, no dia 13 desse mês, uma operação militar entrou, sem conflitos, na favela, e iniciou o processo de pacificação, ou seja, uma intervenção tanto social e preventiva quanto de desarticulação do crime organizado.


Na época em 2012, Muitos especialista em ciências sociais têm avaliado positivamente a instalação das UPPs, entretanto criticam o fato de as implementações ocorrerem primeiros em bairros mais ricos da cidade, na Zona Sul ou próximos a ela. Esses especialistas alegam que isso estaria acontecendo porque há intenção de reduzir a criminalidade em bairros mais abastados num primeiro momento, em detrimento de regiões menos favorecidas. A Secretaria Estadual de Segurança argumenta que as instalação das UPPs se deu primeiramente em comunidades menores, porque ainda não há efetivo policial suficiente para atuar em localidades maiores.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016