• Home  
  •   
  • Curiosidades  
  •   
  • Teorias sobre o inicio e o fim da Idade Média  

Teorias sobre o inicio e o fim da Idade Média

Publicado em 10 de Junho de 2018 às 11h

Resultado de imagem para idade média

 

 

A idade média teve seu surgimento com a queda de Roma no século IV, há vários fatores para o seu surgimento como apontam alguns pesquisadores que viveram aquele período por volta do ano 450. Vegécio, que fala que a entrada dos germânicos "bárbaros" no exército Romano teria enfraquecido militarmente o Império, pois carecia de lealdade e treinamento. Salvine diz que o processo de ruína vem da perda de liberdade dos pequenos camponeses, que sofriam altos impostos taxados pelo Império e pelas difíceis condições que estavam sofrendo, as cidades destruídas e os saques por bárbaros.

 

Resultado de imagem para barbaros

Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/historiag/os-barbaros.htm

 

O Historiador Gibbbon atribui a queda de Roma, uma perda de interesse da população. Que o Cristianismo teve um importante impacto no Império, pois introduziu uma nova ética privilegiada que buscava salvação e a vida após a morte, esta forma de pensar teria facilitado as invasões dos bárbaros ao mudar seu jeito de pensar, diminuindo o seu desejo de sacrificar-se pelo Império.

 

Resultado de imagem para cristianismo idade media

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-religiosidade-medieval.htm

 

Arnold J, Taynbee historiador britânico escreve que Roma já desde sua formação continha os elementos que tornariam inviáveis posteriormente. Roma não tinha a economia baseada em comércio com outros povos e invenções tecnológicas, apenas apenas se apropriavam de explorar as terras conquistadas, e aos poucos o Império entra em colapso.

 

Henri Pirenne  discordava da teoria de Gibbon, para ele os reinos germânicos não representavam o fim do Império Romano, mas uma continuidade dele, apenas em formato diferente. Essas são algumas teorias para a queda de Roma, e com a sua queda há o surgimento da idade média. 

 

Alguns fatores que levaram o fim da idade média por volta de 1453. O feudalismo teve enfraquecimento graças ao fortalecimento da Burguesia. Vale lembrar que a passagem para a Idade Moderna não se deu em todos os locais ao mesmo tempo, foi gradativamente.

 

O marco histórico tradicional adotado pela historiográfia Francesa é que no ano de 1453 com a queda de Constantinopla e o fim da Guerra dos Cem anos.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016