Como Lidar Com a Perda do Emprego

Publicado em 5 de Setembro de 2018 às 15h

Como lidar com a perda do emprego

É normal sentir-se ferido, vulnerável, ou com raiva depois de perder um emprego. A boa notícia é que, apesar do estresse da perda do emprego e do desemprego, há muitas coisas que se pode fazer para tomar o controle da situação e manter o seu espírito mais tranquilo. 
Acredite, há muito mais empregos e oportunidades por ai! Você pode passar por este momento difícil e apreender a cuidar de si mesmo, estendendo a mão para os outros, e tendo a oportunidade de repensar seus objetivos de carreira e redescobrir o que realmente te faz feliz. Perder um emprego não é o fim do mundo se você encarar como um novo recomeço.


Além da perda de receita, com a perda de um emprego também vem com outras perdas importantes, algumas das quais podem ser ainda mais difíceis de enfrentar. Como a perda de sua identidade profissional, autoestima e autoconfiança, a perda de sua rotina diária.
Lembre-se também que muitos, se não a maioria das pessoas de sucesso têm experimentado grandes falhas em suas carreiras profissionais. Mas eles transformam as falhas em oportunidades para mais empregos. Quando coisas ruins acontecem, como experimentar o desemprego, podemos crescer e ficarmos mais fortes no processo de superá-los. 


Enfrente seus sentimentos.
O medo, a depressão e a ansiedade vai tornar mais difícil voltar ao mercado de trabalho, por isso é importante lidar ativamente com os seus sentimentos e encontrar formas saudáveis para procurar mais empregos. Reconhecer seus sentimentos e desafiar seus pensamentos negativos vai ajudá-lo a lidar com a perda e seguir em frente.
Converse com um amigo ou membro da família sobre o que você está passando. Esta outra pessoa pode não tem soluções prontas, mas pode te ajudar muito somente ouvindo e com bons conselhos. O simples ato de compartilhar muitas vezes pode fazer você se sentir melhor.

Aceite a realidade
Embora seja importante reconhecer quão é difícil a perda do emprego, igualmente importante é evitar se abater pela depressão. Ao invés de se deter na sua perda e ficar pensando em quão injusta a empresa agiu ao te dispensar, parta para outra e vá em busca por mais empregos que estão abertos por ai.  Quanto mais cedo fizer isto, mais cedo pode passar por essa fase de sua vida.

Não se culpe.
É fácil começar a criticar ou culpar a si mesmo quando se perde um emprego e está desempregado. Todos dizem que há mais empregos por ai. Sim, é verdade, mas é importante evitar colocar-se para baixo.
Olhe para o lado positivo. Perder um emprego é mais fácil de aceitar, se pode encontrar a lição de sua perda. O que eu aprendi com isto tudo? Faça esta pergunta a si mesmo. Talvez sua perda de emprego deu-lhe uma oportunidade de refletir sobre o que quer da vida e a repensar suas prioridades de carreira. Isso vai te permitir olhar para outros e mais empregos que talvez não procuraria se estivesse empregado e que podem te dar mais felicidade profissional.

Não fique parado.
 Agir vai ajudá-lo a se sentir mais no controle da situação, e nunca sabemos o que nos espera atrás de outra porta a ser aberta. Aproveite o tempo vago para fazer cursos, existe muitos cursos gratuitos por aí. Faça um trabalho voluntario, procure uma ONG ou uma instituição em que você possa ajudar, isso vai lhe deixar mais feliz, a mente ocupada e vai se sentir útil.

Trabalhe para si mesmo.
Empreenda alguma atividade que você tem domínio e que goste. Talvez essa nova empreitada vai te dar a liberdade financeira e você vai ter mais tempo livre. Seja silplesmente solto, mais FELIZ, por as coisas boas só acontecem quando você está de com VIDA.

SORRIA!!


 

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016