• Home  
  •   
  • Curiosidades  
  •   
  • Mulheres empreendedoras que fizeram a diferença, saiba como ser como elas  

Mulheres empreendedoras que fizeram a diferença, saiba como ser como elas

Publicado em 21 de Novembro de 2018 às 22h

Mulheres empreendedoras

Desde que o mundo é  mundo as mulheres tem seu papel de destaque, afinal não ha um ser humano nascido e concebido de forma natural que não tenha vindo do ventre de uma mulher.

Seguindo esse contexto, muitas que necessitavam ate para o sustento dos próprios filhos desenvolveram um papel importante, e começaram desde o seculo XVIII a conquistar seu espaço, principalmente no que diz respeito a igualdade de direitos. E tem um bom pedaço da historia que todos já conhecem, a luta por direitos de praticamente tudo, ocasionando a evolução de muito coisa de la pra cá.

O Conceito de mulher empreendedora a muito se fala, e de destaca ate porque muitas encaram isso como um simbolo de superação. Historias de mulheres que conseguiram revolucionar e reinventar a própria vida, ate hoje são descritas no dito popular e seguidas como exemplo por toda mulher contemporânea que já empreende ou deseja empreender.

Para isso hoje trouxemos hoje alguns exemplos que vão servir como animo para você mulher que sonha com algo melhor pra si, e que sente que pode contribuir em nossa sociedade com o que ha de melhor dentro de si, sua criatividade e força de vontade.

Conheça agora a historia dessas mulheres que são um exemplo de empreendedorismo, e fizeram a diferença simplesmente por tomarem uma posição diferente e acabaram construindo verdadeiros impérios no mundo corporativo.

Mary Kay Ash- Dona da companhia de cosméticos Mary Kay

O ano era 1963, tempo em que a preocupação de grande parte das mulheres era arrumar um bom casamento, ser uma boa dona de casa, esposa e mãe. Mary Key foi na contra mão de toda essa ideologia e imaginou uma empresa dos sonhos onde toda e qualquer mulher pudesse obter renda e sucesso igualmente a seus maridos e ainda pudessem ser parte importante na composição da renda em suas casas.

Sua historia é bem extensa, e aqui vamos apenas citar alguns tópicos, mesmo porque você pode encontrar sua historia do livro “milagres que acontecem” de sua própria autoria.

Mary Kay não só criou a empresa dos sonhos, como também proporcionou que outras mulheres também pudessem trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro com vendas diretas de cosméticos.

A empresa de Mary Kay fabricante de cosméticos, que com tanto fervor e dificuldades foi idealizada esta de pé ate os dias de hoje mais forte do que nunca, continua gerando renda a toda mulher que deseja sua independência financeira, a todo vapor lançando novos produtos a cada ano e faturando alto com suas vendas diretas.

Aquelas que ainda não conhecem os cosméticos Mary Kay recomendo que encontrem uma vendedora mais próxima e conheçam. Os produtos são fantásticos, de primeiríssima qualidade e para você que deseja independência financeira e reconhecimento, com um pouco de esforço e um bom network com certeza a empresa Mary Kay poderá prover-lhe tudo isso.

Leila Velez e Zica Assis- Beleza Natural

A historia dessa empresa pode ser considerada como puro exemplo de superação e fatos curiosos como, testes mau sucedidos nos cabelos de familiares.

Tudo começou com o sonho grande, a persistência e muitos testes. Zica Assis começou a misturar produtos e matérias primas em busca de uma formula que pudesse  trazer balando aos cabelos cacheados super rebeldes. Foram vários testes ate encontrar a formula e uma cobaia de sua família chegou a ficar careca por conta do produto,  mas foi assim que nasceu o primeiro instituto especializado em cabelos crespos e ondulados do Brasil.

E como não podia deixar de ser, toda historia que tem um final feliz, e como diz o ditado, “Quem procura acha”, “Quem espera sempre alcança” acertaram a formula e não deu outra foi sucesso garantido.

Essa é a historia de uma ex-empregada domestica, um ex-taxista e dois ex-atendentes do Mac Donald’s que entravam dentro dos ônibus para colar os cartazes da nova empresa atras do vidro do motorista com os dizeres: “Se seus cabelos são um problema, nós somos a solução”.

Foram varias as dificuldades, mas com muita persistência e um sonho a empresa cresceu e hoje a Beleza Natural fatura alto.

Mais um exemplo de que se você pretende mesmo mudar de vida, tudo pode acontecer!

Luiza Helena Trajano- Magazine Luiza

E claro mais uma historia de Persistência e sonho foi a de Luiza que transformou a loja fundada pelos tios em uma mega empresa de varejos do Brasil, a Magazine Luiza.

Luiza começou a trabalhar aos 12 anos pois queria comprar presentes de natal a seus familiares, com o dinheiro das comissões ela conseguiu fazer isso. Ela partiu do principio de que todo mundo em algum momento da vida, vende algo para alguém.

Essa historia teve inicio em 1957 quando o casal Luiza Trajano e Pelegrino Jose Donato compraram uma pequena loja de presentes chamada “Cristaleira”, localizada na cidade de Franca.

No inicio a loja se expandiu somente pelo interior de São Paulo, como Barretos e Igarapava, além de novas unidades em Franca. O negocio foi crescendo e crescendo ate que Em 1974, foi inaugurada a primeira grande loja de departamentos, tendo mais de 5.000 m², e quando completou 20 anos de de vida, já contava com 30 unidades funcionando.

Muito embora a expansão da marca já estivesse em andamento desde quando se iniciou, foi depois da Gestao de Luiza Trajano que a Magazine Luiza pode dar um salto nos anos 90, tornando-se uma das maiores do seguimento no país.

A Magazine Luiz foi uma das pioneiras a criar uma loja virtual no mundo inteiro, e se destacou por suas liquidações ganhando a simpatia popular ate hoje.

Sonia Hess- Dudalina

Tudo começou porque em uma das idas a Sao Paulo, seu Duda comprou mais tecido do que deveria para a sua loja. Para aplacar o desperdício dona Lina descosturou uma camisa que tinha de outro fabricante para aprender como a peça era feita, contratou duas costureiras, (que passaram a trabalhar no quarto dos filhos) e, naquela tarde, fizeram três peças que venderam bem rápido. Da situação, Dona Lina viu uma oportunidade e assim nasceu a Dudalina, em 1957.

Esses dois primeiros personagens são pais de Sonia Hess Com 11 irmãos homens, Sônia assumiu a presidência da camisaria fundada pelos dois e a transformou na maior exportadora de camisas do país. Perguntada se ser mulher atrapalha, ela responde que não: “o que importa é o espírito empreendedor”.

Alcione Albanesi- FLC

Começou como modelo aos 14 anos , porem seu grande sonho de verdade era ser dona de uma confecção de roupas. Essa foi uma historia de sucesso as avessas, pois enquanto outras meninas gostariam de desfilar nas passarelas, carregando em seus corpos uma marca, Alcione Albanesi queria ser a detentora da marca.

Porem foi dessa forma que ela pode se infiltrar nos bastidores do corte e costura, foi aprendendo daqui, olhando dali que aos 17 anos montou sua primeira confecção com 80 funcionários.

Porem em 1992, tudo mudou e já com a confecção vendida e outra loja muito bem sucedida em andamento, durante uma viagem aos EUA Alcione encontrou em uma loja uma lampada fluorescente por um baixo custo, essa lampada veio da China.

Essa foi a ideia luminosa que mudaria sua vida, pois o produto no Brasil ainda era uma novidade e diga-se la de passagem muito cara. Motivada pela oportunidade Albanesi iniciou se processo de aprendizagem e depois de varias idas e vindas a China, mais precisamente 71 viagens que ela resolveu criar a FLC que tornou-se rapidamente líder neste seguimento.

Janete Vaz e Sandra Costa- Laboratório Sabin

Janete e Sandra eram bioquímicas e amigas e viraram sócias para tocar para frente este projeto.

De uma forma bastante humilde as duas buscaram empreender dentro da classe medica, e foi ai que entenderam que precisavam se capacitar, pois apenas eram farmacêuticas e não gestoras.

Porem reconhecendo isso e com o apoio de profissionais o laboratório Sabin que começou com apenas três funcionários alcançou a marca de 2000.

O lema da empresa é “Tire seus sonhos da gaveta” frase que ate hoje é usada dentro da empresa, frase essa que foi dita pelas duas enquanto estavam sentadas na calcada observando o prédio do negocio que haviam acabado de começar.

A vida esta repleta de historias assim, de mulheres que por necessidade para conseguir o sustento dos filhos, ou mesmo para alcançar um sonho, lutaram e foram alem do que queriam em nome da própria superação.

E porque escrever sobre mulheres empreendedoras? Você é feminista? Entende algo sobre o movimento? Porque não escrever sobre “pessoas empreendedoras?”

Porque quando se é mulher, casada, com filhos, e uma vida difícil, você não pensa duas vezes em querer uma vida melhor para você e para os seus, e busca de todas as formas com toda a vontade que você tem dentro do seu coração, mudar de vida, aprender novas ideias, abrir a mente para novas possibilidade e alcançar um estilo de vida melhor.

Quando se é mãe mulher e tem uma vida difícil, tudo o que você quer é sentir-se útil, é fazer parte desse grupo de superação e sucesso, independente de quem seja, sejam homens ou mulheres.

Quando se é mãe, mulher e tem uma vida difícil, se você não sonhar e não luta por um sonho com afinco, sua vida jamais mudara, e você sera somente mais uma mulher, mãe com uma vida difícil para o resto da sua vida.

Essas historias de superação que hoje trouxe aqui para vocês, amigos e amigas, leitores do blog, nada tem a ver com o movimento feminista. Tem a ver com força de vontade, foco e fé, escrever sobre mulheres empreendedoras é uma forma de abrir os olhos de outras mulheres para saírem da inercia de suas vida difíceis, pois se outras mulheres conseguiram, porque você não conseguiria?

Eu poderia trazer o exemplo de Isac Newton, Henri Ford, Nicola Tesla, Albert Einsten, Silvio Santos, e muitos outros homens que ninguém acreditava que poderiam ser grandes um dia. Mas para motiva-las ainda mais eu trouxe o exemplo de mulheres, que assim como eles se tornaram grandes também, dessa forma não haverá desculpa para não mudar a sua vida, pois somos todos iguais.

“Mas não tenho tempo, preciso arrumar a casa e fazer comida para o marido”

Planeje apos seus afazeres domésticos.

“Mas meus filhos querem atenção e me dão muito trabalho”

Planeje e estude quando estiverem dormido.

“Estou sempre cansada”

Organize-se para descansar um pouco, antes de começar a planejar e ou estudar.

“Preciso ter um pouco de lazer”

Claro que precisa, todos precisamos, mas só você poderá determinar quando quer chegar e por qual caminho quer chegar onde deseja. O tempo de partida e de chegada quem determina é você, portanto você saberá quanto tempo deseja relaxar, e quanto tempo deseja trabalhar para alcançar seus objetivos.

“Não tenho animo, pois meu marido não me apoia”

Mas você não precisa realmente do apoio dele, e de ninguém, você precisa somente do seu próprio apoio, afinal quem quer fazer é você e não ele, ou vocês nasceram ligados a um cordão umbilical?

“Não me sinto apta a nada”

Então estude para tornar-se apta, mas não perca a confiança em si.

“Minha vida é muito difícil, não tenho condições de estudar”

A internet proporciona a todos todo tipo de informações, portanto se você tem um celular conectado a um wifi, pode muito bem encontrar cursos e tutoriais sobre qualquer coisa que deseje fazer no Youtube ou em outras plataformas.

Se dispensar um tempo para estudar pela internet ao invés de somente curtir, compartilhar e comentar postagens de amigos em redes sociais, conseguira aprender o que deseja e ainda conseguira tempo para dar atenção para seus filhos, afazeres domésticos e marido.

“Mas quero assistir a novela”

A vida dos atores da novela esta ganha, e a sua?

“Mas o homem tem obrigação de sustentar a mulher”

Já escutei muito isso, mas na verdade eu acredito que uma união saudável nos dias de hoje consiste na contribuição de ambos tanto nos afazeres domésticos, e na criação dos filhos, como para compor a renda familiar. Uma mulher que trabalha e detêm sua independência financeira não perece em caso se separação do casal, ou falecimento do companheiro.

Portanto a você minha amiga que quer mudar de vida entenda que você é capaz do que quiser , necessita apenas de algumas horas de estudo, e muita dedicação para chegar onde deseja.

E então que tipo de vida você quer ter?

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016