• Home  
  •   
  • Dicas e Truques  
  •   
  • Como os pais podem ajudar seus filhos a terem desempenho escolar?  

Como os pais podem ajudar seus filhos a terem desempenho escolar?

Publicado em 25 de Junho de 2018 às 16h

Hoje em dia com o surgimento de diversas leis como, por exemplo temos o caso do surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), que é considerado por muitos como um marco em termos de combate de diversos problemas relacionados a questão do direito da criança.

 

A ONU formulou recentemente uma declaração universal dos direitos da criança e do adolescente, que foi fortemente debatido durante a assembleia constituinte de 88 e quando o ECA foi aprovado e sancionado em 1990, a intenção destas leis é de acabar com problemas como por exemplo a vilência infantil e o trabalho de crianças e adolescentes.

 

O que o ECA representa na verdade?

 

O ECA representa um grande avanço no combate a violência infantil, pois muito se conseguiu desde que foi implementado esta lei, porém a grande maioria das pessoas possuem uma interpretação equivocada a respeito desta lei.

 

Existem muitos formadores de opinião hoje em dia que estão espalhando algumas ideias, como por exemplo a pedagogia do amor, que impõe uma nova forma de se ver a questão do cuidar da criança, ideias que não foram aprovadas na prática, segundo alega especialistas.

 

Ao mesmo tempo existe uma cultura que os pais estão criando em que basicamente não querem assumir responsabilidades e a grande maioria acha que o professor tem que ser o único formador da criança.

 

Qual o papel dos pais no processo formativo das crianças?

 

Em várias oportunidades eu escrevi que a escola por si somente não faz o papel de formadora única no processo de aprendizagem da criança, se não houver um trabalho de maneira integrada entre pais e professores, a criança não pode ter acesso a oportunidades de desenvolvimento de seu aprendizado.

 

Pois o grande ponto de partida do aprendizado de qualquer criança é a família, não adianta ter uma escola de primeiro mundo, se a família não participa da educação de seus filhos, acompanhando os progressos na questão do aprendizado.

 

Este é um grande erro que a maioria dos pais hoje em dia estão cometendo, por uma interpretação equivocada do ECA, acham que está lei vai coibir todo o tipo e forma de educar do filho, quando não vai, o que vai prejudicar a chamada ação educadora dos pais é justamente os próprios pais de se ausentarem desta obrigação de educar seus filhos corretamente.

 

Como os pais podem ajudar seus filhos a aprender melhor?

 

Existem diversas maneiras que se pode ter para auxiliar que seu filho possa aprender de forma eficiente, criando oportunidades para que a criança possa se desenvolver em seu aprendizado, explicando as tarefas, tirando as dúvidas com apoio do professor sobre determinada disciplina.

 

Indo nas reuniões e sempre procurando conversar com os professores, sobre o aprendizado de seu filho, tenha certeza que fazendo tais atitudes simples e que não vão levar muito do seu tempo, o seu filho poderá aumentar de maneira expressiva o seu desempenho na escola.

 

Curta!

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016