Clássico História do FIAT 147

Publicado em 7 de Março de 2019 às 12h

Fiat 147 foi o primeiro modelo de automóvel produzido pela Fiat do Brasil entre 1976 e 1986.

Projeto baseado no 127 italiano.

Foi, portanto, o carro que inaugurou a FIAT no Brasil e foi o responsável por começar a trajetória da marca no país.

Fiat 147

História

Primeiro carro produzido pela FIAT do Brasil que inaugurava sua fábrica em Betim (MG) em 1976.

O 147 foi um divisor de águas no mercado automobilístico nacional.

O excelente aproveitamento de espaço interno, a imbatível economia (importantíssima em tempos de crise do petróleo) e até então inédita estabilidade, fez dele um carro que definitivamente entrou para história e mudou para sempre o jeito de se fazer automóvel no Brasil.

O carro foi mostrado oficialmente pela primeira vez no X Salão do Automóvel, realizado no dia 18 de Novembro de 1976.

Foram expostas 15 unidades do FIAT 147 pintadas em cores diferentes e inclusive protótipos de 147 movidos a álcool (hoje etanol).

Fiat 127 italianoFiat 127 italiano traeira

Fiat 127 Italiano projeto inicial

Fiat 147

Fiat 147 traseira

Assim que chegou ao mercado nacional, o FIAT 147 ganhou o título de mais estável carro nacional, colocando no bolso de uma única vez o VW Passat, o Chevrolet Chevette e o Dodge 1.800/Polara.

Como se não bastasse, era também o carro de passeio no Brasil com o menor motor e, sabendo disso, a FIAT logo conquistou diversos compradores com suas propagandas inusitadas e ousadas.

Em seus dez anos de produção, o FIAT 147 passou por duas reestilizações sem grandes mudanças na carroceria e ganhou o título de Carro do Ano de 1978 pela Revista Autoesporte.

Na primeira reestilização ganhou uma frente mais baixa com faróis e grade inclinados, no estilo que a marca chamou “Europa” em 1980.

Mais tarde em 1983, a segunda que foi chamada de “frente Spazio”, incorporando para-choques de plástico envolventes no estilo alusivo a modelos contemporâneos da marca como o Fiat Ritmo e o lançamento do ano seguinte Fiat Uno.

O Spazio foi oferecido nas versões CL, CLS e o esportivo TR substituindo o “147 Rallye” que tinha câmbio opcional de 5 marchas.

Apesar da intenção inicial da FIAT em competir com o Volkswagen Fusca que inegavelmente tinha um desempenho e consumo inferiores, o 147 batia de frente com concorrentes como Volkswagen Brasília e Chevrolet Chevette.

A Revista Autoesporte fez um comparativo à época entre estes modelos e devido à modernidade do projeto o 147 foi o vencedor.

Originou uma versão picape lançada em 1978, a princípio chamada de Fiat 147 Pick-up.

Em 1982, ganhou plataforma igual a da Panorama e passou a se chamar Fiat Fiorino.

Na mesma época, foi lançado a versão furgão, que é produzido até hoje, na plataforma do Uno.

A perua Fiat Panorama, foi lançada em 1980 e a versão sedã, Fiat Oggi, em 1983.

O Fiat 147 Pick-up também possuía uma versão com cabine dupla, que era adaptada posteriormente a fabricação do carro.

A autorizada encomendava a cabine de empresas que fabricavam cabines na época(Brasinca, Tropical e Sulan) e instalava a cabine na autorizada, comercializando direto na loja com garantia de fábrica.

Poucas unidades com cabine dupla foram comercializadas e o Fiat 147 Pick-up cabine duplaé muito difícil de ser encontrado nos dias de hoje, se tornando objeto de colecionadores.

Essas versões tiveram vida curta (apenas até 1986).

A versão Hatchback do 147 saiu de linha no Brasil em 1986 sendo substituída pelo Uno, embora o Spazio continuasse sendo montado para exportação até 1993, e o ferramental de produção foi em parte transferido para a Argentina, onde foi montado até 1996.

As versões pick-up e furgão (Fiorino) foram substituídos pela plataforma do Fiat Uno em 1988.

Na argentina foi lançado em 1986 com o nome de 147 Brio.

O motor

Desenhado especialmente para o mercado brasileiro já que o de 800 cm³ do 127 era fraco demais para cá, o FIASA dispunha à época de seu lançamento de 1.050 cilindradas, 7,2:1 de taxa de compressão. (devido à péssima qualidade da gasolina à época) e 55 CV.

O motor levou o FIAT 147 à 135 km/h de velocidade máxima.

O mais importante ainda para a época, médias louváveis de consumo até para os dias de hoje.

Motor 147

Pioneirismo

O 147 marcou seu pioneirismo em várias formas:

• Primeiro carro da Fiat produzido no Brasil, marcando o início das operações em 9 de julho de 1976, em Betim – Minas Gerais;

• Primeiro carro brasileiro com motor transversal dianteiro;

• Primeiro carro no Brasil com coluna de direção articulada;

• Primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo (a partir de 1979);

• O menor carro a diesel da época, sendo vendido na Europa e Argentina;

• Primeiro carro brasileiro com todas as “variantes”: hatch, sedan, perua, furgão e pick-up, faltando apenas as variantes conversível e utilitária esportivo;

• Primeiro carro brasileiro com o estepe junto ao compartimento do motor, ou seja embaixo do capô dianteiro;

• Primeiro carro no Brasil a utilizar para-choques de plástico polipropileno em larga escala (no modelo Europa em 1980);

• Primeiro carro brasileiro com desembaçador traseiro.

Projeto Fiat 147

Visão Geral
Produção1976 – 1986
FabricanteFiat
Modelo
ClasseCompacto Monovolume
CarroceriaHatchback
Ficha técnica
Motor1.050
1.300
Transmissão4 e 5 Marchas
  
Dimensões
Comprimento3627 mm (76-80)
3745 mm (80-86)
Entre-eixos2225 mm
Largura1545 mm
Altura1359 mm
Peso796 kg (76-80)
810 kg (80-86)
Tanque39 l

 

42 l 53 l

Consumo13 km/l a 18km/l

 

1º Geração 1976 – 1979

Fiat 147 primeira gera��o

Fiat 147 GL

Fiat 147 rally

Fiat 147 furgao

Fiat 147 pickup

Fiorino 147 primeira gera��o

Fiorino primeira gera��o 147

Fiat 147 interior

2ª Geração 1980 – 1983 Europa

Fiat 147 segunda gera��o

Fiat 147 Europa

Fiat Panorama

Fiat Panorama

Fiat 147 pickup

Fiorino Europa 147

Painel Fiat 147 Europa

 

3ª Geração 1983 – 1986 Spazio

Fiat 147 Spazio

Fiat 147 Spazio

Fiat Pickup Spazio

Fiorino Spazio

Fiat Oggi

Painel Fiat 147 Spazio

Spazio 147 motor

 

Vídeo com história do Fiat 147

Fonte: Diário de Motorista

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