8 maiores causas de depressão (e como evitá-las):

Publicado em 24 de Agosto de 2017 às 16h

“Uma grande parte da depressão é se sentir realmente solitário, mesmo em uma sala cheia de pessoas.” – Lilly Singh

A depressão pode ser muito difícil de lidar. Ela pode fazer você se sentir exausto, sem valor, desamparado e sem esperança. Pode afetar seus hábitos alimentares, seu horário de sono, seu trabalho, seus relacionamentos – tudo.

Quando você está lidando com depressão, toda a sua vida parece parar e você não enxerga uma maneira de contornar isso ou ficar livre.

Felizmente, há maneiras de ajudar a evitar esse sentimento antes mesmo de ele começar.

Às vezes, a depressão está no cérebro – produtos químicos falhando ou não disparando. Outras vezes, pode ser desencadeada por eventos externos. Compreender as causas comuns e aprender a evitá-las pode ajudar a manter sua visão de vida positiva.

Abaixo estão 8 principais causas de depressão (e como evitá-las):

1. Sentir-se muito estressado ou sobrecarregado

Se você se encontra constantemente com excesso de trabalho, prazos, tarefas domésticas, problemas familiares e de relacionamento – pode estar quase a ponto de não conseguir lidar com nada disso. Conhecer seus limites é a maneira perfeita de parar esse desencadeador de depressão logo no começo.

Ser capaz de dizer “não” a certas coisas para manter sua carga de trabalho gerenciável é algo que todos devem aprender a fazer, para sua própria saúde mental. Se algo for obrigatório, como um prazo, divida-o em partes gerenciáveis e apenas trabalhe no que está em frente a você, depois faça a outra parte.

2. Saúde fraca

Ser diagnosticado com uma condição de saúde pode piorar ou desencadear depressão, especialmente se a preocupação com a saúde é séria e requer atenção imediata. Pode parecer que você não pode mais fazer nada em sua vida, além de lidar com seu diagnóstico. Por outro lado, a depressão também pode causar diferentes tipos de doenças e isso pode piorar ou prolongar sua depressão.

Para minimizar esse gatilho, primeiro, concentre-se em sua saúde. Ter um plano de tratamento à vista pode ajudar a tirar um pouco do stress e aliviar os sintomas depressivos.

3. Problemas de dinheiro

Qualquer um pode ter problemas financeiros. Dinheiro é uma das principais causas de estresse e ansiedade em muitos adultos, independentemente do histórico com depressão. Os adultos mentalmente saudáveis podem lidar com uma enorme quantidade de estresse, quando se trata de dinheiro.

A melhor maneira de lidar com isso, sem deixar o estresse arrastá-lo para uma depressão, é ser proativo. Faça um orçamento, um plano de poupança e mantenha-se conectado a uma rede de apoio de amigos e familiares. Tente passar o tempo fazendo coisas simples e que não necessitam de muito dinheiro, para não se isolar da comunidade, o que pode piorar sua depressão.

4. Problemas de peso

O excesso de peso pode piorar a depressão de uma pessoa. Às vezes, comemos demais para lidar com a depressão. O estresse e a ansiedade também podem causar compulsão alimentar. Isso o levará de volta ao mesmo ciclo de excesso de peso, estar deprimido e depois comer demais para compensar esses sentimentos.

A melhor maneira de quebrar o ciclo e sair desse desencadeador de depressão é fazer um plano em relação a mudanças no seu estilo de vida, como uma dieta saudável e hábitos alimentares, bem como exercícios. O exercício fará com que você se sinta mais energizado e ajudará a combater os sintomas da depressão, além de ajudá-lo a manter seu peso.

5. Mudanças de vida

As principais mudanças de vida, que causam tensão e estresse, podem ser uma causa da depressão. A morte de um amigo ou membro da família ou o fim de um casamento ou relacionamento antigo, pode fazer com que alguém caia em uma grande depressão. A parte importante é permitir-se afligir por essa perda, sem permitir que ela se transforme em uma depressão.

Fique conectado a seus amigos e familiares. Crie um sistema de apoio que o ajude no seu tempo de grande necessidade emocional. Se você se permitir ficar isolado, corre o risco de fazer com que seu período de luto não tenha fim e se torne uma depressão maior. Até mesmo ter um terapeuta durante um curto período de tempo pode ser útil.

6. Hábitos de sono ruins

A depressão pode causar padrões de sono ruins, e padrões de sono ruins podem causar depressão. Tentando descobrir qual é a sua situação pode ser difícil. No entanto, corrigir seus hábitos de sono ajudará a aliviar alguns de seus sintomas depressivos, e manter um bom padrão de sono vai garantir que você não viva outro episódio depressivo.

A melhor maneira de fazer isso é ir para a cama e acordar em tempos consistentes. Você também deve se certificar de que todos os eletrônicos estejam desligados quando deitar na cama, e talvez até de antemão, porque eles podem ser estimulantes que impedem o seu cérebro de adormecer.

7. Abuso de substâncias

Usar drogas ou álcool como forma de aliviar sentimentos de depressão pode apenas fortalecê-la ainda mais. A sensação momentânea pode ser boa, mas no final, você voltará para onde estava.

A melhor maneira de lidar com isso é conversar com seus amigos e familiares e criar uma rede de apoio – então, fale diretamente com seu médico e faça com que eles o ajudem a criar um plano para combater seus problemas de abuso de substâncias.

8. Perda de trabalho

Perder seu trabalho é um grande evento de vida que pode desencadear muitas coisas diferentes e que causam episódios depressivos: a perda do trabalho em si, os problemas de dinheiro, uma grande mudança de vida. Essa pode ser uma situação assustadora, mas ser capaz de olhar para o lado positivo ajudará a manter sua depressão à distância.

Atualize seu currículo, agora que você tem essa experiência de trabalho anterior ao seu alcance e aguarde com expectativa, todas as coisas que pode fazer no futuro. Mantenha-se conectado a sua rede de apoio de amigos e familiares que podem ajudá-lo durante este período de transição difícil.

A vida pode nos trazer muitos desafios e, às vezes, nossos próprios maus hábitos podem ser nossa queda. A coisa mais importante a lembrar é que a depressão não dura para sempre, e mesmo que pareça que você nunca vai se livrar desses sentimentos, existem maneiras de aliviar os sintomas. Dar um passo de cada vez é o fator mais importante para evitar a depressão maior.

Traduzido pela equipe de O Segredo Fonte: Power of Positivity

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016