• Home  
  •   
  • Animais  
  •   
  • 7 ESTRANHAS RELAÇÕES ENTRE ANIMAIS E PLANTAS  

7 ESTRANHAS RELAÇÕES ENTRE ANIMAIS E PLANTAS

Publicado em 5 de Outubro de 2018 às 00h

Assim como nós, humanos, todas as espécies de animais e até plantas do nosso mundo estão em constante evolução. As espécies não evoluem isoladamente. O avanço de vida significa que as diferentes espécies devem se adaptar ao interagir umas com as outras ou com o meio em que vivem. Há também a interação entre o predador e a presa, onde pode haver uma corrida armamentista evolutiva, pois cada um deles luta para derrotar o outro e sobreviver. Ainda sobre as presas e predadores, algumas evoluem junto com o meio ambiente e usam das coisas naturais para se sobressaírem. Dessa forma, se beneficiam mutuamente.

Pensando um pouco mais sobre esse assunto, resolvemos trazer essa matéria. Determinadas espécies vivem relacionamentos em demasia estranhos. Se você souber de algum outro exemplo que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Formigas e acácias

Não é de se estranhar que a formiga de acácia e a árvore de acácia tenham uma relação. O que surpreende é o vínculo. As plantas correm o risco de serem comidas a todo o momento, e por isso desenvolvem espinhos e um sabor amargo. No entanto, isso não é o suficiente, então elas escravizam espécies inteiras de formigas para que possam lutar contra seus inimigos. As formigas fazem da planta suas casas, deixando-as ocas e levando todo o seu exército para lá. Para atrair os insetos, a planta produz um doce néctar. Até 30 mil formigas podem viver em uma única árvore e agem caçando e atacando os animais que tentam comer a acácia.

2 - Plantas carnívoras e morcegos

As plantas carnívoras se alimentam dos animais que caem nelas. Elas basicamente atraem espécies para elas e as prendem. No entanto, existem aqueles aliados, como o morcego. O mamífero voador tem uma grande relação com a Nepenthes Hemsleyana, uma planta muito grande. Quando os morcegos pousam nelas, ao invés de se alimentarem deles, elas sobrevivem dos nutrientes que podem extrair do mesmo.

3 - Plantas polinizadoras de mamíferos

Ao pensar em animais que polinizam plantas, pensamos em abelhas e outros insetos que buscam flores. No entanto, existem espécies de plantas que precisam de mamíferos para a reprodução. Para atrair os mamíferos, essas plantas desenvolvem flores bem diferentes das que atraem insetos. O cheiro dessas flores não são tão bons quanto costumamos sentir nas flores que conhecemos. As que atraem mamíferos geralmente têm cheiro de queijo e fermento.

4 - Vespa do Figo e Figueiras

A vespa do figo vive em figueiras e por esse motivo, diversos frutos possuem cadáveres da espécie em seu interior. Essa relação entre os dois remonta 60 milhões de anos. O figo não é de fato uma fruta, mas uma estrutura oca que contém várias flores. Como ele produz um perfume bom, atrai as vespas fêmeas grávidas. Elas perdem suas asas e antenas para conseguir alcançar o interior do figo em um processo difícil. Uma vez dentro do figo, elas botam seus ovos e morrem. O figo, se não for bem polinizado, murchará e matará os ovos. Se polonizado, amadurecerá e as pequenas vespas se alimentarão do interior do figo.

5 - Preguiças e Abacates

Acredite ou não, mas o extermínio de preguiças pode diminuir o plantio de abacates. As sementes transportadas por esse animal tendem a ser dimensionadas apropriadamente para as criaturas que as carregam. As preguiças eram encarregadas de carregar em seu organismo essas sementes e espalhar em suas fezes, quando descarregassem em algum lugar. Assim se alastram as árvores em florestas.

6 - Vermes e algas


O Symsagittifera roscoffensis é uma espécie de verme que evoluiu para abrigar plantas em seu interior. Eles comem algas e obtêm energia através desse alimento que vive dentro deles. Quando se alimentam, as algas não são digeridas. Em vez disso, passam a habitar aquele lugar, flutuando livremente pelo oceano. Em troca disso, fornecem energia ao verme.

7 - Plantas que atraem predadores


Algumas plantas conseguem chamar ajuda animal quando sofrem algum tipo de ataque. Por exemplos, quando uma planta de tabaco é danificada por uma lagarta, ela libera substâncias químicas orgânicas voláteis. O produto logo se espalha pelo ar. A lagarta não percebe, mas isso atrai insetos predadores que logo chegam ao local. Eles vão atacar a lagarta e comê-la.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016