• Home  
  •   
  • Dicas e Truques  
  •   
  • Dê um chega pra lá na ferrugem e sujeira das frigideiras de ferro  

Dê um chega pra lá na ferrugem e sujeira das frigideiras de ferro

Publicado em 29 de Janeiro de 2019 às 08h

Lavagem após o uso
 

Limpe a frigideira enquanto ainda está morna, mas não quente. Deixe esfriar um pouco e depois comece a limpá-la.

Use água morna e uma escova de cerdas duras, que não seja feita de metal para limpar. Uma escova de lavanderia pode funcionar para tirar toda a sujeira e oleosidade incrustada.
Enxague a frigideira com água e use uma esponja macia para esfregar cuidadosamente removendo todas os alimentos presos em sua superfície. Não coloque na máquina de lavar louça e não use muito detergente neutro.

A seguir, aprenda remover a sujeira impregnada:

Remoção de sujeira impregnada
 

Se o procedimento acima não é suficiente para remover as partículas impregnadas, ou se a sua frigideira tornou-se engordurada, então precisará seguir outras dicas:

  • Despeje água quente na panela e deixe de molho por alguns segundos.
  • Esvazie a frigideira e tente remover as partículas com uma escova de lavanderia;
  • Se isso não funcionar, faça uma pasta de sal e água e esfregue usando uma toalha de papel;
  • Enxágue bem e seque imediatamente com uma toalha macia.
  • Logo após a lavagem é hora de secar, veja como fazer isso corretamente:

É necessário secar toda a superfície assim que terminar de lavar a frigideira, ou o acessório pode enferrujar ou perder o tempero. Faça isso, seguindo os métodos para secar sua frigideira. Não deixe-a secar ao ar livre.

Use uma toalha macia ou toalha de papel de cozinha e seque completamente, certificando-se de passar nas bordas, cabo e interior da panela. Além disso, também pode aquecer o utensílio ligeiramente como se estivesse preparando algum alimento.

Se a ferrugem persistir, saiba como tirar no passo a passo seguinte:

Tirar ferrugem da frigideira de ferro
 

As vezes, apesar de seguir todos os cuidados necessários, a frigideira de ferro fundido pode ficar enferrujada. Isso pode ocorrer se ela permanecer úmida por muito tempo, armazenada em ambiente com umidade, ou se o tempero foi removido com o passar do tempo. Em alguns casos, não é necessário se desfazer da frigideira enferruja, podemos tentar remover a ferrugem primeiro usando um dos seguintes métodos caseiros:

Método sal e óleo de cozinha
 

Faça uma pasta de sal e óleo de cozinha;
Usando um papel toalha, esfregue as manchas enferrujadas com a pasta;
Enxaguar a ferrugem, o óleo e o sal;
Secar bem e untar a frigideira.
veja outro método que também é potente:

Método batata e bicarbonato de sódio
 

  • Corte uma batata crua ao meio;
  • Passe bicarbonato de sódio sobre a batata;
  • Esfregue as manchas de ferrugem com a batata e bicarbonato de sódio;
  • Enxágue a panela após a ferrugem ser removida;
  • Secar completamente e untar toda a superfície.


Caso isso não funcione, será necessário o uso de um objeto abrasivo como lã de aço ou lixa para fazer a remoção de toda a ferrugem manualmente e nos casos mais impregnados, também será preciso facilitar a remoção da sujeira deixando o utensílio em água quente com vinagre por alguns minutos.

Após a limpeza, é hora de curar a frigideira. Saiba como se faz isso:

Como curar a frigideira de ferro fundido
 

O procedimento deve ser repetido duas ou mais vezes, até que se crie uma película protetora que irá ajudar a fechar os poros abertos que vem com o utensílio. Fazendo isso, será possível criar uma superfície antiaderente que vai ajudar a manter a panela em perfeito estado por muito mais tempo.

Para conseguir isso, só precisamos passar óleo de cozinha por toda a superfície e aquecer por alguns minutos. Depois, lave o utensílio apenas com esponja e água morna. Quando terminar, só precisamos remover o excesso com a ajuda de papel toalha.

Mais dicas de limpeza
 

Também é possível seguir algumas dicas para manter sua frigideira de ferro limpa:

  • Durante a lavagem, nunca use produtos abrasivos, evite esponja de aço. Em vez disso, use escovas não metálicas;
  • Evite colocar a panela na máquina de lavar louça;
  • Se for necessário usar uma escova de metal ou lã de aço por causa de detritos presos ou sujidades, sempre retemperar o utensílio para que não criar ferrugem;


O ferro fundido pode descolorir ou manchar panos e toalhas de maneira irreversível. Utilize toalhas de papel ou mantenha um pano de prato para secar sua frigideira e outros itens de ferro fundido.
Pronto! Fazendo a limpeza adequada, seguindo alguns cuidados e curando o utensílio sempre que existir necessidade, sua frigideira continuará em perfeitas condições por muito tempo.

 

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016