Você sabe o que é o Hamza

Publicado em 3 de Janeiro de 2019 às 00h

Rio Hamza:

O pesquisador Valiya Hamza, juntamente com a equipe de pesquisadores que chefia, da Universidade Federal do Amazonas, descobriu um aquifero, batizado de Hamza(em sua homenagem).


 A descoberta foi feita após a análise de 241 poços de petróleo desativado da Petrobrás, perfurados entre 1970 e 1980, o que evidenciou a existência de uma grande movimentação de água 4.000 metros abaixo da superfície de oeste para leste sob as bacias dos rios Solimões, Amazonas e a ilha de Marajó, desaguando nas profundezas do oceano Atlântico aproximadamente sob Foz do rio Amazonas.


Embora ainda em estudo, já se sabe que a nascente do Hamza fica no estado do Acre e percorrer cerca de 6.000 Km antes de chegar ao oceano Atlântico, é alimentado pela infiltração das águas dos rios da bacia Amazônica e das chuvas, possui vazão de 3.090 m/s( cerca de 40 vezes menor que do Rio Amazonas) e a distância entre uma margem e outra varia de 200 a 400 quilômetro.


Se comparada aos rios de superfície terrestre, a velocidade com que as águas correm é irrisória : varia de 10 a 100 metros por ano, enquanto a velocidade do rio Amazonas, por exemplo, é de aproximadamente 2 m/s. Esse “rio” não corre por  um túnel sob o solo, mas permeia pelas rochas sedimentares

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016