• Home  
  •   
  • Dicas e Truques  
  •   
  • Como cultivar morangos em vasos e no solo - Passo a passo  

Como cultivar morangos em vasos e no solo - Passo a passo

Publicado em 8 de Janeiro de 2019 às 13h

As frutas são verdadeiras delícias, mas não é todo mundo que pode comprá-las todos os dias, por isso, uma boa opção é cultivar as próprias frutas em casa. As frutas podem ser cultivadas em diversos locais, sendo que no solo e nos vasossão mais comuns.

Entre as frutas mais deliciosas que podem ser cultivadas em casa estão os morangos, frutas vermelhas deliciosas e ricas em nutrientes benéficos para a saúde.

A melhor época para cultivar morangosé no fim do verão até o final do inverno. Essa fruta é plantada por meio de mudas ou sementes e podem ser plantadas em diferentes locais, porém em vasos e no solo são os mais corriqueiros.

 

Como cultivar morangos em vasos – Passo a passo

Cultivar morangos em vasos não é tão difícil, mas exige tempo e dedicação. A seguir o passo a passo para plantar morangos em vasos.

1 – Escolha um vaso de barro ou de plástico;

2 – Prepare a terra e certifique-se que não há ervas daninhas;

3 – No fundo do vaso, ponha a argila expandida ou seixos para garantir a drenagem;

4 – Coloque sobre a argila ou sobre os seixos um pedaço de Bidim (tecido geotêxtil);

5 – Preencha ¾ do vaso com a terra rica em matéria orgânica;

6 – Plante a muda de morango e aperte levemente todas as laterais para fixar a planta;

7 – Se quiser plantar mais do que uma muda no mesmo vaso, deixe um espaçamento de 30 cm entre elas;

8 – Regue todos os dias, mas sem exageros, nunca molhe as frutas. É importante dizer que o solo não pode ficar nem seco e nem molhado demais;

9 – Ponha o vaso para receber luz solar, por pelo menos 6 horas por dia.

 

Como cultivar morangos no solo – Passo a passo

Cultivar morangos no solo é um pouco mais complicado, mas não é impossível, só precisa seguir um passo a passo detalhado.

1 – O lugar onde os morangos serão cultivados não pode ter calor em excesso e precisa ter umidade. Devendo ter uma temperatura entre 13°C e 26°C. O melhor é construir uma estufa para proteger as plantas.

2 – O próximo passo é escolher se vai cultivar morangos por meio de sementes, onde o processo será mais delicado ou mudas.

3 – Prepare o solo para receber a plantação de morangos. Primeiro retire todos os resíduos que estão na superfície. Se o terreno recebeu outro cultivo antes, o indicado é ará-lo para retirar todos os restos, fazendo com que se decomponham e se tornem adubo natural.

4 – Enriqueça a terra, para isso, faça a calagem, na qual a terra é revirada e depois adicione calcário para diminuir a acidez e acrescente substrato orgânico para renovar os nutrientes do solo, isso pode ser feito adicionando esterco de boi ou de aves. Para evitar o aparecimento de pragas, passe pesticida por toda parte. Escolha um produto leve, pois, os morangos são muito frágeis.

5 – Depois de preparar o solo é hora de semear a semente ou colocar a muda. Inicie abrindo as covas para colocar as sementes ou as mudas. Cada buraco deve ter em torno de 25 cm de altura e 40 cm de largura. Se optou por semear mudas de morango, antes de colocá-las no solo, procure mantê-las na sombra. O cultivo do morango no solo deve ser feito entre os meses de abril e maio, pois, a planta precisa de temperaturas amenas para se desenvolver.

6 – Faça a irrigação da sua plantação de morangos pelo menos duas vezes por semana para manter a terra úmida, mas tenha cuidado para não encharcá-la, porque isso pode apodrecer a raiz da muda.

7 – Os morangos podem ser colhidos entre 3 e 5 meses após terem sido plantados. A colheita deve ser realizada quando a fruta está com um tamanho médio e totalmente vermelha com pontinhos pretos em sua superfície. A fruta deve ser retirada do pé por meio de um corte no caule, sem encostar na polpa, assim não machucará o morango.

Os cuidados mais importantes com uma plantação de morangos são com a preparação do solo e o clima, pois, eles serão os causadores do sucesso ou fracasso da plantação de morangos.

Portanto, se quer plantar morangos na sua casa, escolha entre plantar em vasos ou diretamente no solo, depois, basta seguir os passos e pode se alimentar e alimentar a sua família com as frutas plantadas por você.

FONTE: https://webbnoticiasmais.blogspot.com/

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016