Como plantar lavanda em casa: passo a passo

Publicado em 20 de Fevereiro de 2019 às 08h

Plantar lavanda é simples, mas exige cuidado com irrigação, solo e exposição direta ao sol.

Uma das plantas mais admiradas pelo aroma e beleza, a alfazema, também conhecida como lavanda, também reduz o estresse, combate a insônia e diminui a ansiedade.

Plantar lavanda em casa é uma boa alternativa para quem quer usufruir desses benefícios ou somente aproveita-la na ornamentação e decoração do lar. Siga o passo a passo.

Seja em um vaso ou no campo, a lavanda chama atenção pelas flores lilás e azuladas e pelo perfume único, que preenche todo o espaço e traz sensação de limpeza e calmaria.

Tê-la em casa é um privilégio, pois ela também é usada como ingredientes em doces e bolos, além do chá, que pode ser usado para tratar problemas respiratórios ou ferimentos na pele.

A região Sudeste, de clima temperado, é onde dá para plantar lavanda com maior sucesso. Nas regiões onde há muito sol, como Nordeste e Centro-Oeste, e no frio árido do Sul ela encontra dificuldade para se desenvolver.

Confira o passo a passo em 6 etapas para plantar alfazema.

Passo 1: use sementes ou estacas
 

Há duas formas de plantar lavanda: com sementes, que semeiam durante o Outono em regiões de clima suave e no início da Primavera nas zonas mais frias, e estacas, o método mais recomendado e também o mais simples para iniciantes.

 

As sementes podem ser plantadas no local definitivo, como o campo, ou em vasinhos para serem transplantadas. Elas demoram até seis semanas para germinar.

Se preferir o método da estaca, corte ramos com até 10 centímetros de comprimento e retire as folhas da parte que ficará enterrada no solo.

Passo 3: mantenha um bom espaçamento
 

Não deixe os ramos ou sementes muito perto uns dos outros. O ideal é distanciar entre 30 e 90 centímetros de distância, dependendo da variedade e das condições de cultivo.

Passo 4: cuidado com a irrigação
 

Durante as primeiras semanas é importante manter o solo levemente úmido. Sempre que perceber a terra seca, irrigue delicadamente, pois a lavanda é sensível ao excesso de água.

 

Assim que a alfazema começar a desenvolver, já pode relaxar um pouco e regar de maneira espaçada, cuidando sempre para que a planta não fique extremamente desidratada.

Passo 5: desfrute das flores
 

A missão de plantar lavanda estará completa quando ela começar a dar galhos e florescer. Nesse momento, corte fora os ramos secos e plantas invasoras que estejam crescendo no mesmo solo para que a alfazema não perca nutrientes.

 

Assim que as flores se abrirem, você pode colhe-las para fazer ramos, receitas ou extrair o óleo essencial.

Passo 6: pode uma vez por ano
 

A poda deve ser feita pelo menos uma vez por ano, sempre três dedos para cima da bifurcação dos talos. A melhor época para isso é o Outono, pois permite que a lavanda floresça com saúde e força na Primavera.

 

Veja mais algumas dicas importantes para o cultivo:

 

Dicas para o cultivo da lavanda
Save

Não é difícil plantar lavanda, mas a flor exige alguns cuidados especiais e bastante atenção. Veja algumas dicas:

 

  • O tamanho ideal para o vaso é entre 30 e 40 centímetros de diâmetro, e os melhores modelos são os de barro ou cimento;
  • A lavanda precisa de exposição direta ao sol por até quatro horas diariamente. Só assim ela pode crescer forte e saudável;
  • Para manter as plantas úmidas sem encharcá-las, coloque casquinhas de pinos, argila e substratos no meio da terra;
  • O crescimento da lavanda é lento no primeiro ano, mas acelera e se desenvolve com mais rapidez a partir do segundo ano;
  • Se quiser manter a lavanda como arbusto, saiba que ela chega a 1,5 de altura! Mas se preferir cortar mais baixa não se preocupe, ela floresce normalmente na Primavera.

Aprenda a fazer as mudas de lavanda:

Como fazer mudas de lavanda
 

Se quiser replantar a lavanda para outro vaso basta retirar do local onde está e colocar no novo espaço, já preparado com o solo calcário. Para fazer as mudas basta cortar estacas das pontas dos ramos mais forte. Faça com cuidado, pois cortar a base pode matar seu plantio!

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016