CONHECE O CAMBUCI?DESCUBRA O SEU PODER

Publicado em 24 de Abril de 2019 às 17h

Tipicamente brasileira, mas pouco conhecida em território nacional, cambuci é uma fruta nativa da Mata Atlântica que está na lista de espécies em extinção. Há anos era abundante e, sua produção caiu consideravelmente. No entanto, há instituições que lutam para reavivar o plantio da fruta e, de acordo com os resultados pode verificar que é possível aumentar o cambuci uma fruta em abundância novamente.

A fruta tem um formato semelhante à um vaso de cerâmica, por isso o nome, que em tupi-guarani significa “pote d’água”. Seu aroma é cítrico e adocicado, com o sabor semelhante ao do limão. Possui várias propriedades excelentes para o organismo! Conheça as propriedades do cambuci e seus benefícios.

O cambuci, fruta que pertence à mesma família da goiaba, é rica em nutrientes como vitamina C, magnésio, ferro, potássio, fósforo, cálcio e fibras. Juntas, essas substâncias ajudam a fortalecer o organismo e sistema imunológico.

Com isso, o corpo se torna mais resistente a doenças, principalmente as mais simples, como pequenas infecções / inflamações, gripes, resfriados, entre outras.

Paralelamente, o cambuci melhora a visão e memória, controla picos glicêmicos e diabetes, além de atuar como coadjuvante no combate de doenças ou sintomas associados ao aparelho respiratório.

Além disso, a fruta também atua na frente estética, ajudando a combater o envelhecimento precoce da pele, de modo a mantê-la com aparência jovem e retardar o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

A fruta é pouco conhecida, apesar de ser tipicamente brasileira. Suas propriedades são ótimas e fazem com que o cambuci seja excelente para o seu cardápio. Em 100g de fruta encontra-se:

Valor calórico: 65kcal;
Carboidratos: 5mg;
Gordura total: 1,5mg;
Acidez: 3%;
Proteínas: 0,5mg;
Fibras : 4mg;
Vitamina C;
Sódio;
Potássio;
Fósforo;
Magnésio;
Cálcio.
BENEFÍCIOS DO CAMBUCI
O cambuci se diferencia das demais frutas, especialmente as nacionais, por proporcionar benefícios especiais para a saúde. Ao fazer o consumo frequente desse alimento é possível garantir:

CONTROLE DA DIABETES
A fruta tem o poder de controlar picos glicêmicos / diabetes, especialmente se for consumida antes das refeições, para que possa começar a fazer efeito e evitar complicações da doença.

benefícios do cambuci

COMBATE DA BRONQUITE E ASMA
O cambuci possui efeito antibacteriano e anti-inflamatório, dificultando a ação e desenvolvimento de bactérias e outros micro-organismos nocivos que estão envolvidos na bronquite e asma.


Como resultado, a fruta reduz a inflamação de membranas que participam da respiração, ajudando a combater a bronquite e asma, bem como a facilitar a passagem de ar.

ALÍVIO DA TOSSE
A fruta tem função expectorante, promovendo a eliminação do excesso de catarro e muco, de modo a aliviar a tosse, congestão do peito e nasal, melhorando o fluxo de ar em vias respiratórias e pulmão.

MELHORA DA VISÃO
O cambuci possui em sua lista de nutrientes o betacaroteno, que tem ação antioxidante e melhora a saúde dos olhos / visão, reduzindo consideravelmente o risco de desenvolver doenças como a degeneração macular.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CORONARIANAS
Um dos principais benefícios do cambuci é que ele consegue controlar a pressão arterial, por conta do alto teor de magnésio e potássio que possui. Por isso, ele consegue prevenir doenças coronarianas, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

SAÚDE DA MEMÓRIA
O cambuci tem em sua composição o ácido carnósico, que atua como um neuroprotetor, colaborando para garantir uma boa memória e evitar doenças neurodegenerativas como o Mal de Alzheimer.

FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
Por ter uma elevada concentração de vitamina C, que é um antioxidante, o cambuci combate o envelhecimento das células e reforça do sistema imunológico, de modo a evitar a contração de novas doenças.
DICAS PARA O CONSUMO
Assim como outras frutas, o cambuci pode ser consumido in natura. Porém, devido seu sabor ácido nem todos preferem dessa forma, optando pela versão em suco. Essa é uma ótima pedida antes ou para acompanhar suas refeições. Se preferir, pode adoçar. Recomenda-se optar pelo mel ou adoçantes naturais para continuar com uma opção bem saudável.

Também dá origem a vários pratos incríveis, como geleias, compotas, sorvetes, sobremesas e até cachaça e drinks!

RECOMENDAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES
Nenhum dos estudos apontam contraindicações ou efeitos colaterais ao consumir o cambuci. No entanto, assim como qualquer outro alimento é recomendado ter uma alimentação balanceada e evitar os exageros.

O segredo para aproveitar todos os benefícios que as frutas proporcionam é variar o cardápio. Dessa forma você mantém o corpo sempre muito bem nutrido e saudável!

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016