• Home  
  •   
  • Curiosidades  
  •   
  • De ja vu, bug no cérebro ou capacidade de prever o futuro?  

De ja vu, bug no cérebro ou capacidade de prever o futuro?

Publicado em 27 de Novembro de 2018 às 18h

De ja vu

Você já passou por essa experiencia? Estima-se que pelo menos 2/3 das pessoas já tenham passado por isso pelo menos uma vez na vida.

De ja vu, nada mais é do que a sensação de já ter visto ou vivido aquela determinada situação alguma outra vez, retornando como uma lembrança. Para algumas pessoas o De ja vu esta inteiramente relacionado com a capacidade de prever o futuro, em sonhos ou visões antecipadas ou mesmo por visitas, a algum universo paralelo.

Mas para os cientistas o De ja vu é um fenômeno bastante comum, que ocorre em nosso cérebro independente de estímulos para isso ou não. Esse fenômeno ainda não foi completamente estudando, visto que não é possível prever o momento que vai acontecer.

Recentemente 113 voluntários foram estudados pelo MICH e uma faculdade da republica Tcheca. E o que se descobriu foi de que, pessoas com certas estruturas cerebrais especificas, eram mais propicias a terem o tao chamado De ja vu.

Descobriram que pessoas que possuem Hipocampos menores, são mais suscetíveis ao fenômeno, sendo ate possível estimular os ainda mais sensíveis. Ate o momento a conclusão do estudo foi de que o De ja vu é  causado por  super excitação das células nervosas.

Pode ser considerado uma pane rápida em nosso sistema, gerando lembranças falsas, já que o hipocampo é bem vulnerável a varias influências do ambiente externo, como inflamações, estresse, sono, ansiedade, etc.

Outros estudos explicam que ele é simplesmente uma especie de tic no cérebro, quase como uma convulsão. Explica-se nesse estudo que, as vezes parte do cérebro responsável pela memoria e sensação de familiaridade tenham essa pequena convulsão.

Isso pode talvez explicar por que o De ja vu, acontece com mais frequência em pessoas que tem Epilepsia ou algum tipo de demência.

Um britânico de 26 anos, passa por essa sensação de De ja vu constantemente, chegando a se tornar cronico de tal forma, que o mesmo já não assiste mais televisão, ou acessa a internet,pois a experiencia para ele tornou-se aterradora.

Apos uma bateria de exames e estudos sobre o caso do Jovem, pesquisadores do Reino Unido, França e Canada constataram que o mesmo sofria de altíssimos níveis de ansiedade e depressão, e que o fenômeno estaria diretamente ligado a isso.

“Certa vez ele foi cortar o cabelo e, quando entrou na barbearia, teve um déjà vu. Em seguida, teve um déjà vu do déjà vu. E já não conseguia mais pensar em outra coisa.”

Ainda não se sabe quantas pessoas sofrem de De ja vu cronico, e grande parte das pessoas que passam por experiencias parecidas, acreditam que isso se relacione com algo espiritual e chegam a citar a Bíblia e o Alcorão.

Para a espiritualidade essas “visões”são lembranças vividas em uma outra vida, e por sermos espíritos reencarnados, por algum motivo, em algumas ocasiões nosso cérebro tem a necessidade de trazer a tona tais lembranças.

Mas e você? Qual é a sua opinião? O De ja vu é  algo espiritual, fisiológico ou psicológico?

Conhece alguém que esteja vivendo essa experiencia constantemente? Deixe seus comentários, comente e compartilhe com seus amigos.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016