O que fazer quando perder o celular

Publicado em 24 de Novembro de 2018 às 12h

Todo mundo já passou por uma situação desse tipo, o celular sumiu, simplesmente desapareceu ou você apenas emprestou para alguém fazer algo e esse alguém sumiu com seu celular. Hoje discutiremos a respeito de algumas maneiras de segurança em relação ao seu próprio Smartphone.

É como diz o ditado: "Melhor prevenir do que Remediar", por esse motivo, é bom ter alguns cuidados enquanto o seu celular ainda está na segurança de suas mãos:

Vale lembrar que esse tutorial serve para dispositivos Android, futuramente farei um para dispositivos IOS

1_ Conectar sua conta Google

Mesmo que você não tenha uma conta Google, mas tem um dispositivo Android, é muito importante que tenha sua conta conectada, com ela você pode utilizar de forma segura, diversos apps e serviços da famosa Google, entre eles, um aplicativo que rastreia seu celular onde quer que você vá, basta você permitir que a Google irá lhe seguir.

Para conectar o seu Smartphone à google, é muito simples:

  1. Crie uma Conta do Google caso você ainda não tenha uma.
  2. Abra o app Configurações do dispositivo.
  3. Toque em Contas depois Adicionar conta Adicionar depois Google Pesquisa Google.
  4. Siga as instruções para adicionar a conta.
  5. Se necessário, repita as etapas para adicionar várias contas.
Mais informações: https://goo.gl/muTbNk

2_ Deixe os dados móveis ligado

Os dados móveis (famoso 3g) é o serviço de rede ligado à sua operadora, o qual conecta seu celular à internet onde quer que você vá (limitado apenas à cobertura de sua operadora), com ele ligado, é muito mais fácil obter informações de seu celular em tempo real, caso não esteja conectado a nenhuma rede Wi-Fi e esteja fora de alcance.

Para ligar os dados móveis, basta seguir as informações:

  1. Deslize o dedo do topo da tela para baixo.
  2. Pressione o ícone de configurações.
  3. Pressione Mais configurações.
  4. Pressione Redes móveis.
  5. Pressione o chip desejado.
  6. Pressione Dados móveis para ativar ou desativar a função.
Mais Informações: https://goo.gl/7EcKgL

3_ Deixe a localização no modo Alta Precisão

A partir do momento em que o 3g estiver ativo, já será possível rastrear o seu celular, em uma precisão de cerca de 100 metros de raio da localização de onde o celular estiver, com o modo alta precisão, se o rastreio não localizar precisamente o aparelho, irá apontar em um raio de cerca de 10m do celular.

Para ligar o modo alta precisão:

  1. Abra o app Config. do dispositivo.
  2. Toque em Segurança e local Local. Se a opção "Segurança e local" não estiver disponível, toque em Local.
  3. Toque em Modo. Em seguida, escolha: Alta precisão
Mais informações: https://goo.gl/hZSyKn

E o que eu faço no final?

Após todos essas precauções tomadas, o google irá coletar muitas informações a respeito dos lugares com o qual você frequenta e por onde você anda. Porém, não se preocupe, ninguém tem acesso a essas informações exceto você, todos os dados são guardadas de maneira criptografada.

Criptografia trata-se de um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consiga decifrá-la.

Então, caso você perca seu celular, o Google será possível localizá-lo (caso esteja ligado) ou no mínimo, ver qual foi a última localização (o último envio de dados para o servidor) de seu celular. Para acessar isso, basta entrar no site https://www.google.com/android/find?hl=pt-BRou pesquisar no próprio Google "Encontre meu Dispositivo" e clicar no primeiro link. A partir daí, você entrará em um site próprio do Google que, após logar em sua conta, tentará entrar em contato com seu dispositivo e tentar localizá-lo, com os passos acima feitos, a probabilidade de encontrá-lo com maior precisão será maior.

O site contará com 3 Opções:

1. Reproduzir Som

Seu aparelho reproduzirá um som, no volume máximo, durante 5 minutos, mesmo que esteja no modo silencioso. Esse modo é útil não apenas para quando se perde o celular, mas também em casa, quando você simplesmente não consegue encontrá-lo.

2. Bloquear

Seu aparelho será bloqueado poderá exibir uma mensagem (escrita no momento do bloqueio) com o qual apenas irá desbloquear com a utilização de sua própria conta Google.

3. Limpar

Em casos extremos (celular roubado, furtado ou apenas perdido mesmo) é possível formatar remotamente seu celular. Esse é um caso extremo, com o qual não será possível recuperar dados do celular (exceto com técnicas avançadas de descriptografia e recuperação de memória) e o celular irá resetar ao ponto de fábrica. Isso impede que informações delicadas (como senha de contas ou de bancos) caiam em mãos erradas, porém, caso você encontre o celular após ter selecionado essa opção, como dito acima, não será possível recuperar as informações, exceto com técnicas avançadas de descriptografia e recuperação de memória.

E Afinal?

Todos os passos acima descritos, não descarta a possibilidade de ativação IMEDIATA da polícia, pelo contrário, é possível trabalhar em conjunto com a polícia para encontrar o aparelho, com as técnicas descritas.

Observações Importantes:

  1. Caso o aparelho estiver desligado ou com algum dos passos não feitos, o Google irá rastrear no máximo, a última localização do aparelho, com as configurações originais.
  2. Caso o aparelho estiver desligado ou sem conexão com a internet, as opções ocorrerão (limpar, bloquear, reproduzir som ou rastrear) a partir do momento que o servidor da Google conseguir se conectar com seu aparelho.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016