• Home  
  •   
  • Esportes  
  •   
  • Saiba como irá funcionar o sorteio da Libertadores 2019 nesta segunda (17)  

Saiba como irá funcionar o sorteio da Libertadores 2019 nesta segunda (17)

Publicado em 17 de Dezembro de 2018 às 08h

O tão aguardado sorteio da próxima edição da Copa Libertadores está marcado para esta segunda-feira (17). A cerimônia em Luque, no Paraguai, terá início a partir das 21h (de Brasília), e definirá o futuro dos 47 classificados na competição em 2019. O tradicional evento definirá as fases prévias e também os grupos. Para deixar você antenado, o Torcedores.com traz uma espécie de resumo explicando como será realizado o sorteio.  

A presença dos classificados nos potes 1 e 2 é definido através do posicionado no ranking da Conmebol. A entidade utiliza três critérios para definir o posicionamento de seu ranking, são eles: desempenho na Libertadores nos últimos dez anos, coeficiente histórico (pontuação no torneio entre 1960 e 2006) e títulos nacionais na última década. Ao que tudo indica, três clubes brasileiros marcarão presença no primeiro pote, e consequentemente serão cabeças de chave: Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro. Flamengo e Internacional estarão no pote 2 junto ao Athletico Paranaense, campeão da Sul-Americana. Já São Paulo e Atlético-MG estarão no pote 1 da segunda fase na pré-Libertadores. 

Ao todo, serão três fases eliminatórias até a chegada à fase de grupos. Inicialmente seis equipes disputam três vagas, juntando-se aos 13 já classificados (caso de São Paulo e Atlético-MG), destes avançam oito para a última e decisiva fase, onde apenas quatro garantem o passaporte para a fase de grupos. 

Os classificados para a fase de grupos se ordenarão da seguinte forma: No primeiro pote ficarão o campeão da edição 2018 e as sete agremiações classificadas com a melhor posição no ranking. No segundo pote estarão o último campeão da Copa Sul-Americana e outras sete equipes entre a nona e a 15ª posição do ranking. O terceiro pote estará composta pelos oito clubes que estão entre as posições 16 e 23 do ranking. No último pote estarão quatro equipes vindas da fase 3 e outros quatro times posicionados entre o 24º e o 31º do ranking.​ Vale lembrar que, a partir da Libertadores 2019 a grande final será disputada em jogo único. A sede escolhida para o próximo ano será Santiago no Chile.  

Argentina: River Plate, Boca Juniors, Godoy Cruz, Rosário Central, San Lorenzo, Huracán e Talleres Bolívia: Jorge Wilstermann e The Strongest. Duas vagas do país ainda estão em aberto Brasil: Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Athletico Paranense, São Paulo e Atlético-MG Chile: Universidad Católica, Concepción, Universidad de Chile e Palestino Colômbia: Deportes Tolima, Atlético Nacional, Independiente Medllín e Junior Barranquilla Equador: LDU, Emelec, Barcelona de Guayaquil e Delfin Paraguai: Olimpia, Cerro Porteño, Libertad e Nacional Peru: Alianza Lima, Melgar, Sporting Cristal e Real Garcilaso Uruguai: Peñarol, Nacional, Danubio e Defensor Sporting Venezuela: Deportivo Lara, Zamora, Caracas e Deportivo La Guaira

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016