• Home  
  •   
  • Animais  
  •   
  • 7 COISAS QUE OS GATOS FAZEM PARA SE COMUNICAR COM OS HUMANOS  

7 COISAS QUE OS GATOS FAZEM PARA SE COMUNICAR COM OS HUMANOS

Publicado em 5 de Outubro de 2018 às 00h

Como é a sua relação com o seu gatinho? Na maioria das vezes é só amor. Os gatos podem parecer animais ariscos e egoístas a primeira vista, mas em uma relação - exclusivamente com o seu dono no caso - eles se entregam e demonstram todo o potencial de carinho que eles são capazes de ter. Alguns arranhões e tapas com patinhas felinas na cara são totalmente normais e devem ser relevados. Por mais que a relação doméstica entre donos e gatos seja saudável, será que a comunicação está fluindo bem? O animal às vezes manda mensagens através do seu comportamento.

Tire um dia de folga, aonde ficará em casa com o seu gato, e preste bastante atenção no comportamento do seu bichano. Os gatos são os reis em linguagem corporal, dando sinais e dicas através de suas ações e posturas. Você acha que quando ele corre de você ou te dá mordidas carinhosas enquanto você ainda está dormindo, ele está agindo aleatoriamente? Veja então as 7 coisas que os gatos fazem para se comunicar com os humanos. Aposto que depois de ler essa lista, sua relação com gatos nunca mais será a mesma.

1 - Gato confortável


Você sabe que um gato está tranquilo e relaxado quando ele está em uma posição neutra, aonde ele demonstra estar confortável. Ele vai demonstrar isso estando todo esticado ou até com as patinhas retraídas, totalmente descontraído. Uma outra característica que confirma isso é quando ele pisca os olhos sem pressa, quase fechando-os. Quando ele está demonstrando todas essas características, ele está dizendo indiretamente para o dono que está bem tranquilo e à vontade.

2 - Gato interessado


Você sabe que um gato está interessado em alguma coisa, quando ele dedica totalmente a sua atenção a algum objeto. Os olhos dele ficarão bastante abertos e as pupilas bem dilatadas. As orelhas e os bigodes, normalmente, se inclinarão para a frente. Se o objeto em questão for alguma pessoa ou coisa muito grande, ele com certeza irá se esfregar, como se estivesse se coçando ou buscando carinho.

3 - Gato feliz


Quando o seu gato está feliz, com certeza, ele se sentará de forma ereta, com o rabo e os bigodinhos bem relaxados. Se ele estiver com as patas debaixo do corpo ou então deitado de lado enquanto pisca os olhinhos bem devagar - quase como se estivesse dormindo - quer dizer que ele está pronto para receber um delicioso carinho.

4 - Gato irritado


Para saber se o seu gato está irritado, é só olhar bem para a cara dele. Se ele estiver com os olhos fixos e dilatados, sem piscar, tenho uma má noticia para você. A coisa piora quando ele começa a abaixar a cabeça e ficar esguio. Se ele começar a mexer o rabo reto de uma lado para o outro, é bom que você já saia do recinto antes que leve alguns arranhões fervorosos.

5 - Gato assustado


O comportamento de um gato assustado é o mais fácil de ser notado. Como um cachorro, seu pelo fica todo ouriçado, como se ele estivesse se arrepiando. Além disso, ele arqueia as costas e vira as orelhinhas todas para trás. Ele coloca o rabo entre as pernas, enquanto balança-o. Ele pode até chegar a rosnar e arranhar.

6 - Gato anti-social


Quando um gato não quer brincadeira com ninguém, querendo ficar sozinho, ele demonstra de forma muito semelhante a quando está com medo. Isso inclui tensão no rabo, no bigode e nas patas dianteiras. Ele costuma fazer contato visual direto nestes momentos.

7 - Gato se acalmando


Nesta situação pós-estresse, o gato costuma se deitar, bocejar e não prestar muita atenção no que está acontecendo a sua volta. Você irá perceber que as suas orelhas e cabeça estão relaxadas, sem nenhuma tensão. Neste estado, o gato está novamente apto a receber carinho.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016