o que causa a rachadura nos pes?

Publicado em 25 de Abril de 2019 às 17h

Essa condição pode incomodar bastante e acontece, principalmente, porque não está ocorrendo a hidratação necessária para evitar esse tipo de transtorno. Pode ser por motivos crônicos, de saúde, envelhecimento, uso de calçados inadequados ou mesmo por andar descalço.

Ainda de acordo com a publicação, “os pés são a parte do corpo que tem suas camadas de pele com mais resistência do que em outras partes, portanto são mais grossas devido ao peso do corpo que recai sobre os mesmos”.
Sendo a base do seu corpo, ele merece cuidado e atenção, principalmente porque não tem como prover a hidratação necessária sozinho. Mas além da inabilidade de se hidratar, o que causa esse problema?
Causas de rachadura nos pés
Muitos fatores podem estimular a formação dessas rachaduras extremamente incômodas, desde doenças, hábitos e até medicamentos. Veja quais são as principais causas:

1. Doenças
rachadura nos pés

Algumas doenças como a psoríase, diabetes, insuficiência renal crônica, dermatite atópica e micoses podem aumentar as chances de desenvolver rachadura nos pés.

2. Envelhecimento
Com o passar do tempo, a pele vai perdendo a capacidade de hidratação, ficando cada vez mais seca e com tendência ao desenvolvimento da xerose cutânea.

3. Alterações climáticas
Durante o inverno, as chances de ressecamento da pele, dada a baixa umidade do ar e mudanças bruscas de temperatura, pode surgir rachadura nos pés, exigindo mais cuidados.

4. Agressores químicos
Se você costuma lavar os banheiros e o chão com luvas, meus parabéns! Mas se lembrou dos pés? A exposição a determinados produtos químicos pode resultar em ressecamento e rachaduras.

5. Tipo de calçado ou andar sem sapato
rachadura nos pés

A sola dos pés e calcanhares não possuem pelos, nem muitas glândulas sebáceas, tendendo a ressecar. A situação fica ainda mais crítica quando o atrito nessa superfície, já desprotegida, aumenta. O mesmo acontece quando se tem o hábito de andar descalço.

Sapatos muito apertados, que ficam friccionando a região ou que colocam mais peso em algumas áreas do que outras (saltos), também podem causar ressecamento e rachaduras. Por isso, escolha sempre calçados mais confortáveis e que distribuam o peso corretamente.

Agora que você já sabe o que causa, pode tentar evitar os fatores que são passíveis de prevenção. Mas o que fazer caso o pé já esteja com rachaduras? Confira!


 
O que fazer para tratar rachadura nos pés?
De acordo com o estudo citado no início do artigo, para a recuperação de pés rachados “é comum o uso de cosméticos hidratantes para restabelecer a barreira cutânea”. Então, capriche na hidratação, tanto por dentro quanto por fora.

1. Beba água
rachadura nos pés
Crédito: Pixabay
Beber água suficiente é fundamental para o funcionamento de todo o corpo, especialmente da pele. Como seus pés não recebem tanta oleosidade quanto outras partes do corpo, há a possibilidade de perder a barreira de proteção da pele.

Isso faz com que a água seja eliminada com mais facilidade, causando o ressecamento do tecido. E este problema pode ser evitado, aumentando o consumo de água e outros líquidos.

2. Esfolie
Retirar as células mortas é fundamental para que as novas camadas possam ser protegidas adequadamente, além de ajudar na absorção dos nutrientes dos cremes aplicados.

Para isso, você pode fazer o seu esfoliante caseiro. A borra do café, por exemplo, é um excelente esfoliante, assim como a junção de mel com açúcar para tratar rachadura nos pés.

3. Hidrate
Existem no mercado diversos hidratantes sofisticados, manipulados ou não, a base de ureia, que prometem uma recuperação rápida.

Mas sabia que existem opções muito mais baratas e eficazes? Aprenda como hidratar os pés com receitas caseiras.

Para ver os resultados, aplique o creme depois de esfoliar, envolvendo os pés em plástico filme ou uma meia grossa com o creme, lavando no dia seguinte. Os resultados aparecem em uma semana.

4. Cuide
Não basta beber água, fazer esfoliações e usar cremes (comprados ou caseiros) se você não cuidar de outros pequenos detalhes. Para ter os pés bonitos é preciso também ter atenção com as unhas, uso de salto alto ou sapatos apertados (devem ser evitados). Deixar os pés arejarem, assim como os sapatos, evita fungos e fazer escalda pés de vez em quando, para ajudar a relaxar e evitar rachadura nos pés.

5. Previna
rachadura nos pés

Mas o melhor remédio ainda é a prevenção. Utilize sapatos confortáveis durante o dia e evite ficar descalço em casa. É importante também evitar o excesso de peso, para aliviar o trabalho dos seus parceiros de jornada.

Alimentos ricos em antioxidantes ajudam a deixar sua pele mais bonita, pois evitam o envelhecimento precoce das células. Além disso, evite pisar com os pés descalços em produtos de limpeza, seja passando um inocente pano com pinho ou lavando o banheiro.

No mais, reserve um dia especial na semana para fazer um spa nos pés, cuidando da manicure, esfoliando mais profundamente e hidratando. Pode até pensar em uma deliciosa massagem de reflexologia podal.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016