• Home  
  •   
  • Ciência  
  •   
  • Como Bombar o seu cérebro com uma Superinteligência  

Como Bombar o seu cérebro com uma Superinteligência

Publicado em 3 de Agosto de 2018 às 11h

Antigamente a ciência via a inteligência como parte da mente que se engajava em pensamentos conscientes e na solução de problemas, ou seja, um fenômeno mental único. O ponto de vista aceito, para resumir, era o de que só havia um único tipo de inteligência, que era a habilidade de formar conceitos, resolver problemas, obter informação, raciocinar e realizar outras operações intelectuais.

Como resultado, a maioria das pesquisas científicas, a escola e os esforços para cultivar a inteligência eram centrados no raciocínio lógico. As outras cinco inteligências permaneciam desconhecidas, inexploradas e não desenvolvidas. Aqueles que por algum motivo, podendo até ser hereditariedade, desenvolviam as outras cinco inteligências eram apontados por nós como “Gênios”, resultando no errado conceito de que somente poucas pessoas eram inteligentes.

Assim, em Harvard foi descoberto por um professor seis inteligências distintas, cada uma com seu próprio aprendizado, raciocínio e memória, podendo inclusive trabalharem juntas de vez em quando.

Em nível prático, isso significa que cada um de nós tem o equivalente a seis mentes separadas e todo o poder mental que isso implica trancado dentro de nós. Em nossa vida temos treinado apenas uma dessas formas de inteligência, o verdadeiro potencial da mente quase não foi ampliado, e o resto permanece escondido.

As seis inteligências a seguir desempenham papéis importantes em nossa vida diária e papéis importantes em determinar nosso sucesso ou fracasso. São elas: INTELIGÊNCIA VERBAL (palavras, fala, escrita, leitura), INTELIGÊNCIA VISUAL (campo da visão e do olhar), INTELIGÊNCIA LÓGICA (razão, raciocínio que já desenvolvemos normalmente), INTELIGÊNCIA CRIATIVA (originalidade, inovação, intuição), INTELIGÊNCIA FÍSICA (corpo, coordenação, destreza) e INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (sentimentos e relacionamentos).

Você pode estimular as seis inteligências acima  exercitando-as constantemente, assim como você pode exercitar-se e fortalecer os seus músculos. Imagine aumentar em 10% cada uma das inteligências acima, isso significa uma aumento do poder mental em pelo menos 60%. Agora imagine liberar sua capacidade total mental de suas seis inteligências, você teria uma ganho de mais de 500%. Com certeza isso melhoraria sua habilidade para manejar uma vida familiar mais frutífera, melhoraria a qualidade no seu trabalho e poderia realizar todos os seus sonhos pessoais.

A seguir estão cinco mini exercícios simples, mas poderosos que lhe dará maior acesso a uma de suas seis inteligências. Faça um teste, escolha pelo menos um dos seis exercícios e coloque em uso agora mesmo em sua vida, você ficará tão impressionado que encontrará motivação para desenvolver todas as outras inteligências ocultas.

 

1-DESENVOLVENDO SUA INTELIGÊNCIA VERBAL: Esta técnica é muito poderosa, por mais que pareça bem simples, ajudará você a tornar-se mais sensível, onde através da escolha de certos tipos de palavras, intensificará grandemente o efeito do que você diz para os outros.

                Durante as próximas 24 horas, enquanto ouve as pessoas, preste atenção nas palavras que elas usam quando estão emotivas, pois estas palavras serão mais vívidas e terão um impacto mais forte; também conterão elementos verbais decisivos que você pode usar para expressar emoção. Preste atenção nos adjetivos e advérbios, como exemplo: “Seu discurso foi arrasador”, “Super corte no preço”, “meta fantástica”, “meu relatório está horrível”, etc.

                Uma vez acostumado a ouvir estas “dicas verbais”, você identificará realmente o que é importante para a outra pessoa. Isso é muito útil em negociações, vendas, pois irá levá-lo a aumentar sua percepção do tipo de palavra motivadora para as pessoas.

 

2-DESENVOLVENDO SUA INTELIGÊNCIA VISUAL: Este exercício vai ajudar você a ter uma memória visual, ou seja, lembra o que você vê. Você pode fazer em qualquer lugar.

                Escolha uma gaveta que você sabe que contém vários itens. Cronometre 15 segundos e aguarde. Inspire fundo, expire e relaxe. Coloque o marcador para funcionar e abra a gaveta e olhe tudo que tem dentro durante estes 15 segundos. Feche a gaveta. Pegue uma folha de papel e tente lembrar de tudo que tem dentro dela. Depois abra a gaveta e confira tudo que estava lá ou que você não se lembrou. Com este exercícios repetido algumas vezes, você pode fechar os olhos e depois lembrar-se de tudo que viu em um determinado ambiente. Isso vai fortalecer sua capacidade para lembrar detalhes visuais de todas as espécies, como quem participou da reunião, gráficos, memorandos e relatórios.

 

3-DESENVOLVENDO SUA INTELIGÊNCIA CRIATIVA: Recostado em um sofá ou em uma cadeira, escolha um assunto de sua vida pessoal ou profissional que você não consegue achar solução. Recoste na cadeira, feche os olhos, inspire profundamente, deixe a mente livre de pensamentos. Agora inspire e expire calmamente. Depois de algum tempo, imagens e ideias relacionadas ao problema, começarão a brotar em sua mente. Deixe os pensamentos vagarem, você perceberá que seus pensamentos começarão a formar um padrão ou a se concentrar em um único tema.

 

4-DESENVOLVENDO SUA INTELIGÊNCIA FÍSICA: Escolha uma atividade com um componente físico que você teve dificuldade para aprender, como dançar, lançar o anzol, digitar em um teclado, etc...a tendência é que fiquemos tensos toda vez que vamos tentar fazer alguma coisa que envolve nosso estado físico, onde tencionamos  nossos músculos empregando o máximo de força física. Desta forma com os músculos tensionados, eles começam a atrapalhar um ao outro, liberando hormônios de estresse como o cortisol, que interfere no aprendizado, enfraquecendo os sistemas de memória, de curto e longo prazo. Comece tudo de novo, mas desta vez inspire profundamente e comece realizando a tarefa “brincando” com ela. Por exemplo se você estiver aprendendo a dançar antes de levar a sério os passos, brinque com a situação de você não saber dançar e aos poucos já relaxado, vai treinando os passos corretamente.

                Depois de brincar com a tarefa por algum tempo, pare. Veja como se saiu e como você se sente. Provavelmente você aprendeu passos importantes desta dança e cometeu poucos erros. Assim, volte à tarefa novamente. Você ficará espantado ao descobrir que dançou com muito mais eficiência e lembre-se que ficar relaxado transformará a tarefa em um jogo que aumentará sua capacidade de lembrar o que está aprendendo e liberará seus músculos para um melhor desempenho.

 

5-DESENVOLVENDO SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: Normalmente as emoções podem se manifestar e se tornar visíveis em qualquer parte do corpo como um aperto no coração, frio na barriga, suador, mãos frias, joelhos trêmulos, etc. mas para a maioria das pessoas começam a se manifestar em um lugar em particular. Este lugar varia de pessoa para pessoa e cada um sabe onde é o seu. Caso você não saiba onde é o seu ponto, esta técnica o ajudará a encontrá-lo.

                Sente-se, feche os olhos e relaxe. Reveja mentalmente os sentimentos de seu corpo e tente entrar em sintonia com a região que esteja tensa, com músculos rijos, formigamentos, ou região muito quente ou fria. Este é seu ponto indicador emocional, onde suas respostas às emoções da vida se manifestarão primeiro.

                Durante os próximos dias, quando interagir com outras pessoas ou quando estiver em uma situação difícil ou desafiante, preste atenção neste indicador, pois quando a sensação é boa ou quente, sua inteligência emocional lhe enviará um sinal positivo, mas quando for de tensão lhe enviará um sinal de aperto ou de frio indicando um elemento negativo.

                Pratique estes pequenos exercícios e você ficará maravilhado com os resultados no desenvolvimento de sua inteligência oculta.

 

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016