Sintomas da ENDOMETRIOSE

Publicado em 25 de Abril de 2019 às 17h

Dor no sexo, cólica forte e mais 11 sinais de que você pode ter endometriose sem saber
A endometriose pode surgir como uma doença silenciosa, sem nenhum sintoma, como também se manifesta com sinais que afeta a qualidade de vida das mulheres. Cólicas menstruais incapacitantes estão entre os principais indícios deste distúrbio, que pode inclusive levar à infertilidade.

A doença é caracterizada pela presença do tecido que reveste o interior do útero (endométrio) fora do órgão, podendo atingir os ovários, trompas de falópio e até mesmo o intestino e a bexiga. Segundo o ginecologista e cirurgião Cláudio Crispi, há casos em que o endométrio migra para a corrente sanguínea e atinge outras regiões do corpo, como amígdalas, pulmão e até mesmo cérebro.
Segundo a Sociedade Brasileira de Endometriose, quando sai do útero, esse tecido endometrial consegue se implantar e proliferar, aumentando o tamanho das lesões inclusive em órgãos fora da região pélvica.

Isso significa que além dos sinais frequentes, como cólicas menstruais fortes e dores durante a relação sexual, outros sintomas também podem aparecer:

Dores pélvicas contínuas
Dores abdominais recorrentes e também fora do período menstrual
Dor nas evacuações ou micção
Sangramento excessivo no período menstrual
Sangramento nas fezes ou na urina
Infecção urinária de repetição
Cansaço e fadiga
Diarreia ou constipação
Náuseas
Inchaços
Dificuldades para engravidar
Diagnóstico e tratamento

Nem sempre é possível fazer um diagnóstico preciso da endometriose porque muitas mulheres consideram as dores das cólicas normais durante o período menstrual. Mesmo que este desconforto venha acompanhado de outros sintomas. De acordo com a Mayo Clinic, muitas vezes a endometriose é confundida com outros distúrbios, como Síndrome do Intestino Irritável ou Doença Inflamatória Pélvica.

O ginecologista e obstetra Arlindo Brun afirma que a mulher pode desconfiar de endometriose ao perceber alguns destes sinais mais comuns. Neste caso, é preciso procurar um especialista. Com o histórico clínico (e também familiar) e realização de exames específicos, é possível confirmar a doença.

É importante lembrar que a endometriose não tem cura definitiva, mas os tratamentos – cirurgia, uso de medicamentos ou hormônios – ajudam as mulheres a ter uma melhor qualidade de vida e mais chances de engravidar.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016