Como saber se um diamante é verdadeiro ?
Se você tem um diamante em casa, ou tem algo parecido e não sabe se realmente é o que você pensa, aprenda a identificar seu suposto diamente e quem sabe faturar uma grana extra com ele. Com alguns procedimentos simples você vai checar a veracidade da sua joia.
Teste 1 - Coloque o diamante na frente da boca e solte o ar pela boca, da mesma forma que você faz com o espelho quando quer escrever com o dedo nele. Se a pedra continuar embaçada passados 2 segundos, é muito provável que se trate de uma falsificação. Um diamante de verdade dispersa o calor instantaneamente, ou seja, ele deixa de ficar embaçado em questão de instantes, muito mais rapidamente do que uma imitação.
Teste 2 - Verifique o metal que acompanha o diamante: É muito pouco provável que um diamante verdadeiro esteja acoplado a um metal barato. O quilate do metal gravado na parte de dentro da jóia é um bom sinal (10K, 14K, 18K, 585, 750, 900, 950, PT, Plat). Já as iniciais "C.Z." representam a zircônia cúbica (usada para imitar diamantes).
Teste 3 - Observe como a luz reflete no diamante : Os diamantes têm um alto poder de refração, ou seja, eles conseguem “dobrar” os raios de luz que passam por eles. É graças a essa propriedade que eles brilham tanto. O vidro e o quartzo usados em imitações têm o poder de refração muito menor, mesmo que tenham sido lapidados de forma a imitar um diamante. Faça o seguinte : coloque-o em cima de uma folha de jornal. Se você conseguir ver as letras impressas através do diamante, é provável que ele seja falsificado (a não ser que o diamante tenha um corte bastante assimétrico, o que permitirá a visualização das letras através de determinados pontos).
Teste 4 - Teste com um copo de água: Deixe o diamante cair em um copo de água. Devido à sua alta densidade, um diamante genuíno vai afundar. Já uma imitação vai ficar boiando na superfície ou no meio do copo.
Teste 5 - O teste do ponto preto: teste a distorção refrativa ótica fazendo um ponto com uma caneta. Desenhe um ponto preto em uma folha de papel. Coloque o diamante em cima desse ponto. Caso dê para enxergar um reflexo circular preto através do diamante, é porque ele é uma imitação.
Agora que você aprendeu como identificar seu suposto diamante, faça os testes e comprove. Caso ainda fique dúvidas, procure um profissional qualificado que possa fazer uma análise mais aprofundada e emitir um certificado oficial.